Porto Belo contar� com moderno sistema de infraestrutura e seguran�a

23/07/2020 11:30:00

Porto Belo contar� com moderno sistema de infraestrutura e seguran�a

Tendo como uma de suas premissas conectar pessoas com o resgate da simplicidade de viver bem, é que a Vokkan Urbanismo traz para o VivaPark, em Porto Belo, um conceito inédito para a região.  

Os bairros parques são tendência quando falamos em planejamento urbano ordenado e com sustentabilidade. 

Uma ideia que agrega ainda mais valor e qualidade de vida para a região, propiciando estrutura de grandes centros, porém, em comunidades planejadas.  

O grande diferencial de um bairro parque é simples.

Trata-se de um espaço que une moradia, trabalho e lazer, e que tem como foco a qualidade de vida e a felicidade de quem vive ou visita este ambiente. 

 

Ao planejar o projeto da Vokkan Urbanismo, os empresários reuniram, além de um grande embasamento prático, com pesquisas consagradas sobre urbanismo e qualidade de vida, mas também seus anseios e desejos.  

 

Além da tecnologia envolvida no sistema de segurança, toda a infraestrutura será por meio de cabeamentos subterrâneos, possibilitando, além da estética visual, a utilização das mais modernas tecnologias.  

Toda a tecnologia e sistemas exemplificados, irão compreender 100% da área do VivaPark.

Isso inclui o parque, que ocupará 70 mil metros quadrados contendo dois lagos com aproximadamente 8,5 mil metros quadrados, trilha para caminhada, bicicletário, pet place, estação de ginástica e alongamento, bebedouros, playground, arquibancada e balanços, além de brinquedos para toda a família. 

Tudo isso circundado por uma área verde de aproximadamente 50 mil metros quadrados.

Como comparativo, a área total corresponde a quase 10 campos de futebol.

 

Inédito no Brasil, especialmente em bairros abertos, o sistema de segurança do VivaPark será diferenciado e com padrão e tecnologia internacional, trazendo para a região soluções como:

 

  • OCR: Reconhecimento ótico de caracteres (sistema automatizado de leitura de placas e identificação das placas dos veículos).

  • Central de inteligência 24 horas.

  • Biometria facial.

  • Bollard retrátil (que possibilita o fechamento de todos os acessos em questão de segundos).

  • Câmeras térmicas e de alta definição.

  • Cercas virtuais.

  • Tótens de segurança distribuídos no parque.

  • Controle de estacionamento irregular.

  • Inteligência artificial para análise automática de dados.

 

Roderjan Volaco, presidente da Vokkan Urbanismo, comenta:

 

“Nosso produto agrega aos futuros moradores uma tríade muito importante neste momento de transformações comportamentais: moradia, lazer e trabalho, tudo num único local, com um projeto urbanístico concebido pelos mais importantes arquitetos e urbanistas do nosso país e com assinatura de Jaime Lerner e Arquitetos Associados”.

“Viver em um bairro parque é ter a certeza que você e a sua família terão segurança, qualidade de vida, lazer e muitos motivos para aproveitar dias mais leves e livres”. 

“É ter a certeza de que seus filhos podem, por exemplo, ir sozinhos para a escola, ou voltar a brincar nas ruas com segurança, como fazíamos antigamente”.

“Este é um grande investimento e que, muitas vezes não é dimensionado e que as pessoas pensam não agregar valor, contudo, quando o assunto é qualidade de vida, temos que ter ainda mais perspicácia e pensar num futuro duradouro”. 

“O atual cenário que estamos vivendo vem nos mostrando esse regresso ao olhar diferenciado, a valorização das pequenas conquistas e da importância do convívio coletivo”.

“O parque será um destino para quem procura qualidade de vida, onde todos possam praticar esportes, levar o cachorro passear e brincar com a família com segurança”.

“Nosso projeto segue uma abordagem aberta, otimista e colaborativa, que passa por um viés não apenas da arquitetura e do urbanismo, mas também pautada nas ciências sociais e comportamento humano, construindo os espaços para pessoas, encontrando a intersecção entre a vida e a forma”.