Empresa de SC estende o home office at� o fim de 2020

24/06/2020 17:10:00

Empresa de SC estende o home office at� o fim de 2020

A Softplan, uma das maiores desenvolvedoras de software do país, com sede em Florianópolis decidiu por aderir ao home office como principal modalidade de trabalho até o dia 31 de dezembro deste ano.

A empresa estuda a possibilidade de manter este modelo também para os próximos anos. 

A decisão foi tomada após semanas de análise sobre a conjuntura atual do país, pesquisas de benchmarking e projeções sobre o futuro. 

Alguns números comprovam que a empresa se adaptou muito bem ao teletrabalho. 

Em 90 dias foram realizadas mais de 25 mil reuniões, trocadas cerca de 10 milhões de mensagens, utilizadas mais de 160 mil horas em ligações de áudio e outras 80 mil em vídeo, além de ter registrado mais de 5 mil visualizações em eventos ao vivo. 

 

O home office só não será adotado integralmente pelos colaboradores que trabalham alocados em clientes da Softplan ou que, por algum motivo, não se adaptaram à prática. 

Neste caso, a empresa criou um plano de retomada para os colaboradores voluntários.

O plano inclui a aplicação de um questionário com o objetivo de entender as principais necessidades e para melhor assessorar quem não está adaptado ao modelo.  

 

Além disso, para receber os funcionários que optarem pelo retorno aos escritórios estão sendo tomadas uma série de medidas de adequação à segurança. 

A previsão é de que somente em agosto essa primeira onda de voluntários possa voltar aos escritórios. 

Já os funcionários que trabalham alocados em clientes continuarão em alinhamento com os mesmos, seguindo as regras de cada instituição. 

Nas duas situações será obrigatório realizar um treinamento junto à área de segurança do trabalho sobre o protocolo de retomada. 

 

Com intuito de prezar pelo bem-estar dos colaboradores, este período de home office estendido servirá de aprendizado para a estruturação do modelo de trabalho  a ser aplicado a partir de janeiro de 2021 e que será comunicado até o final do ano.

 

Edson Honma, diretor de Desenvolvimento Humano e Organizacional, explica:

 

“Nossa principal preocupação desde o início da quarentena vem sendo a saúde e a segurança dos colaboradores e de suas famílias. Por isso, optamos por manter este modelo de trabalho até o fim do ano”.

“Existe um mito de que a produtividade diminui quando os times trabalham remotamente, o que não se comprovou durante esta nossa experiência de três meses na Softplan”. 

“ A qualidade das entregas mostra que estamos conseguindo nos manter eficientes e ainda mais conectados uns aos outros e aos clientes durante este período de isolamento ”.

 

Impacto além do escritório 

 

A Softplan também tem auxiliado seus clientes a manter seus serviços mesmo em home office, promovendo a digitalização de Tribunais de Justiça, Prefeituras, Escritórios de Advocacia, entre outros órgãos públicos e privados. 

Essa transformação se mostrou ainda mais necessária durante a pandemia do novo coronavírus e, por consequência, facilita que a população resolva de casa grande parte de suas necessidades, contribuindo para que os cidadãos cumpram as recomendações da Organização Mundial de Saúde. 

 

Mais de 1,5 milhões de sentenças e acórdãos e mais de 3,3 milhões de despachos foram realizados nos sete Tribunais de Justiça que utilizam o SAJ (Sistema de Automação da Justiça), um produto da Softplan. 

Já as Prefeituras de Aracaju e Campo Florido, por exemplo, lançaram novos serviços virtuais para a população em meio à pandemia utilizando a plataforma 1Doc, outro produto da Softplan.