Porto Itapo� finaliza primeiros meses do ano com aumento nas movimenta��es

15/06/2020 17:30:00

Porto Itapo� finaliza primeiros meses do ano com aumento nas movimenta��es

O Porto Itapoá, que completa 9 anos de operação nesta terça-feira (16), divulgou o resultado do balanço dos cinco primeiros meses de 2020.

O Terminal registrou um aumento de 11,3% no volume de contêineres movimentados em relação ao mesmo período de 2019.

O destaque são as operações de importação e transbordo que tiveram crescimento de 7,4% e 53,6% respectivamente.

As exportações, que apresentavam números estáveis em relação a 2019, devem manter essa tendência, com uma possibilidade de crescimento para segmentos específicos, como reefer e setor madeireiro, que podem ganhar força em função do câmbio favorável.

 

A superação dos números de 2019 é um grande desafio para o Porto Itapoá, bem como para todo o setor portuário brasileiro.

Seja pela reconfiguração do mercado devido à pandemia, seja em função da volatilidade dos mercados internacionais, notadamente atrelada ao impacto do dólar na precificação das transações comerciais.

 

Em 2019 o Porto Itapoá obteve um destaque especial, conquistando o patamar de terceiro maior terminal de contêineres do Brasil e o maior do Estado de SC. 

A meta é superar o número de movimentações agora em 2020, visando manter essa colocação. 

Porém, o grande objetivo é contribuir o máximo possível para a retomada da produção industrial e da economia como um todo.

 

Nessa linha, um importante fator anunciado recentemente tende a elevar o valor agregado do Terminal junto aos seus clientes.

No dia 30 de maio, a Marinha do Brasil ratificou os novos parâmetros operacionais para atracação de navios no Porto Itapoá que, a partir de agora, poderá receber embarcações de até 350 metros de comprimento.

 

O Porto Itapoá, localizado na Baía da Babitonga, já era um dos portos capazes de operar os grandes navios que atuavam na costa brasileira.

Com essa oficialização por parte da Marinha do Brasil, a expectativa é que o mercado internacional de porta-contêineres inicie o envio dessas embarcações ao Brasil.