Solu��o da Teltec Solutions vence o Pr�mio Brazil Innovation Challenge

15/06/2020 07:00:00

Solu��o da Teltec Solutions vence o Pr�mio Brazil Innovation Challenge

A conexão de grandes empresas com startups por meio de programas de inovação aberta tem sido uma estratégia para a criação de negócios inovadores. 

Exemplo disso é a Store Automation Management (SAM).

A solução foi desenvolvida pela Teltec Solutions, de Florianópolis, por meio do NexusLab, laboratório de inovação da Teltec que integra o LinkLab, iniciativa de inovação aberta da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE)

O SAM ganhou o prêmio de melhor projeto no programa Brazil Innovation Challenge for Partners (BIC).

O prêmio foi lançado começo do ano pela multinacional Cisco Systems.

Com foco nos segmentos de Varejo, Indústria e Saúde, o programa da Cisco incentivou a busca de soluções que resolvessem problemas reais enfrentados por esses setores.

Vencedora da categoria Varejo, a tecnologia da Teltec, em parceria com as startups WiFeed e Smetro, conectadas à empresa através do LinkLab, também se destacou como melhor projeto entre as demais categorias, ganhando a premiação geral.

 

Desenvolvido totalmente em ambiente Cloud, o SAM oferece ao varejista diversas possibilidades de automatizar a operação de loja, gerando mais inteligência de dados. 

Ele utiliza tecnologias Cisco, com a possibilidade de integração a outros sistemas, tais como sensores de ambiente e plataformas de marketing. 

Devido ao momento atual, a solução foi adaptada e também permite o monitoramento do fluxo de pessoas aglomeradas em determinado local de uma loja com grande espaço físico, dando a possibilidade de intervenções para garantir a segurança de clientes e colaboradores. 

 

O principal objetivo do projeto da Teltec era integrar diversas fontes de dados e informações que uma loja de varejo possui em uma única solução.

Desse modo, possibilitando aos gestores tomar decisões estratégicas em tempo real. 

Para isso, a Teltec buscou especialistas do setor e se conectou por meio do LinkLab às startups WiFeed, plataforma de mídia que veicula anúncios através do Wi-Fi, e à Smetro, empresa de sensores conectados que produz soluções para o segmento de IoT. 

Além de tornar possível a monetização da rede para locais físicos e permitir um novo formato de mídia para anunciantes, a Wifeed possibilitou a coleta de dados de perfil dos usuários, gerando insights comportamentais para que o projeto do SAM pudesse proporcionar aos gestores uma melhor compreensão da jornada de cliente na loja. 

 

Bruno Saldanha Guimarães, CEO da WiFeed, destaca:

 

“Fazer parte deste projeto nos deu a oportunidade de demonstrar o valor do nosso produto para a principal empresa do mercado de Wi-Fi global, que é a Cisco”.

“Certamente foi o piloto de um produto que tem muito potencial e que pode gerar muito valor ao mercado, trazendo benefícios para ambas as empresas. É inovação que gera resultado na prática”.


 

Diego Brites, Diretor Geral da Teltec Solutions e Vice-presidente de Relacionamento da ACATE, comenta:

 

“Dentro de nossa estratégia de transformação e como apoiadora do LinkLab, a conexão com as startups do programa foi fundamental para a complementaridade no desenvolvimento da solução”. 

“Este marco nos deixa a certeza que existem muitas possibilidades à nossa frente”.