Professores da UFSC pesquisam efeitos socioecon�micos da pandemia em SC

08/06/2020 15:45:00

Professores da UFSC pesquisam efeitos socioecon�micos da pandemia em SC

Pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) começam a colher respostas à pesquisa “Covid-19 em Santa Catarina: Estudo sobre níveis de conhecimento, padrões de comportamento social e impactos na vida social e econômica”.

Os objetivos da pesquisa são mapear atitudes e comportamentos da população catarinense em relação à pandemia, identificar os principais efeitos sociais e econômicos das medidas de restrição à circulação e localizar os padrões de acesso à informação sobre a doença.

 

Para realizar a pesquisa, os professores dos departamentos de Sociologia e Ciência Política e de Saúde Pública da Universidade Federal de Santa Catarina desenvolveram um questionário.

Os pesquisadores querem obter nesta etapa o maior volume possível de respostas, de pessoas de todos os estratos sociais. 

Nas etapas seguintes, o professor Sérgio Freitas do departamento de Saúde Pública, também coordenador da pesquisa, explica que a intenção é acompanhar como os cidadãos vão lidar com as diferentes dificuldades que aparecerão no retorno às atividades presenciais, quando isso for possível.

 

O professor de Ciência Política Julian Borba, um dos coordenadores do estudo, afirma:

 

“A recuperação social e econômica do estado depois do declínio da pandemia se beneficiará de políticas públicas estruturadas a partir de informações a respeito dos principais efeitos das medidas de restrição à circulação social”.

“Os efeitos da pandemia não se restringem aos aspectos econômicos: são também sociais ou psicológicos”.

 

Informações complementares e o questionário estão disponíveis na página da pesquisa na internet

O tempo estimado de preenchimento das respostas é menor que 10 minutos.