Conhe�a a empresa catarinense que produz camisetas de garrafas PET

05/06/2020 11:30:00

Conhe�a a empresa catarinense que produz camisetas de garrafas PET

A marca catarinense Oceano Surfwear, de Joinville, criou o projeto KOB - Keep the Ocean Blue.

A ideia é colaborar com a conservação e uso sustentável dos oceanos. 

O projeto Keep the Ocean Blue (KOB) nasceu em 2007 como um agrupador de uma série de atividades voltadas para a preservação e a conscientização ecológica.

São mais de 60  mutirões de limpeza de praias, ações educativas em escolas, pelo menos três por ano.

 

Na fábrica, a Oceano Surfwear adotou medidas mais sustentáveis, com uma uma linha de camisetas produzidas a partir de garrafas PET.

Além disso, existem outros tecidos que minimizam o impacto ambiental como a malha organic de algodão orgânico, a malha cotton desfibrada e a malha infinity.

Ambas são feitas a partir do reaproveitamento de retalhos de malha.

Há também o jeans EKO, que possui fibras recicladas. 

 

Somente em 2019, a Oceano Surfwear produziu mais de 57 mil unidades da linha de camisetas à base de garrafas PET.

O número representa a retirada de 228 mil garrafas PET dos lixos comuns e/ou meio ambiente. 

Chamada de malha desfibrilada (infinity), o material é resultado das transformações das fibras da garrafa de plástico em fios de poliéster.

Quando combinada com o algodão, resulta nessa malha mais sustentável e utilizada para a produção das camisetas. 

Ao todo são 40 modelos desenvolvidos com esses materiais. 

 

Affonso Eggert, fundador da Oceano Surfwear, relembra:

 

“Muito antes do tema sustentabilidade entrar em alta e fazer-se tão necessário, já sentíamos essa necessidade de trazer o cuidado com o meio ambiente, em diversas esferas da nossa rotina, para a marca”. 

“Em 1984, lembro de ter visto um anúncio de uma ONG americana que já se preocupava com a preservação do oceano e de lá para cá sempre foi um compromisso presente em todas as pessoas e processos da nossa equipe, além dos atletas patrocinados pela marca”.

 “Acho que as pessoas estão olhando mais para esse tema, mas ainda é incipiente a presença de peças de vestuário no dia a dia das pessoas”. 

“Cada vez mais tenho perguntado: Você tem peças sustentáveis no seu guarda-roupa? É preciso que as pessoas pensem como individualmente podem fazer a diferença na preservação dos oceanos, do meio ambiente”.

 

Mutirão de limpeza simbólico

 

No ano em que completa seus 40 anos de atuação, a Oceano Surfwear tinha planejado uma ampla programação para celebrar o Dia Mundial dos Oceanos (08/06), o que teve de ser adiado em decorrência da pandemia da Covid-19. 

Mas para marcar a semana do meio ambiente, a Oceano realizou um Mutirão de limpeza simbólico na Boca da Barra, em Barra Velha, com a presença dos surfistas patrocinados pela Oceano: Petterson Thomaz, Matheus Navarro, Luiz Mendes, Hedieferson Junior, além do fotógrafo Marcio David

Filipe Oliveira da Eco local, responsável pela gestão dos resíduos coletados, relata que foram recolhidos 104 kg de lixo,  além de garrafas pet produzidas em quatro outros países.