Empresa t�xtil apresentar� tecido que protege do coronav�rus na 17� edi��o da Febratex

01/06/2020 16:10:00

Empresa t�xtil apresentar� tecido que protege do coronav�rus na 17� edi��o da Febratex

A empresa catarinense Dalila Têxtil acaba de desenvolver um tipo de malha com acabamento antiviral

O produto já passou por testes laboratoriais seguindo as normativas científicas reconhecidas internacionalmente.

A novidade promete ser eficaz contra os vírus envelopados, por exemplo, o coronavírus, herpesvírus e influenza, e também contra os vírus não envelopados, como adenovírus humanos, norovírus e enterovírus.

 

Saiba mais sobre a tecnologia utilizada no tecido

 

Diferentes materiais se tornam superfícies hospedeiras para vírus e bactérias, aumentando consideravelmente os riscos de contaminação e transmissão. 

As malhas com o Acabamento Antiviral, desenvolvido pela Dalila Têxtil, provaram ser eficazes contra os vírus envelopados e não envelopados, mostrando uma notável redução na infectividade.

Os testes laboratoriais foram realizados em laboratório independente seguindo as normativas científicas reconhecidas internacionalmente, como a AATCC 100 (antibacteriana) e ISO18184 (antiviral). 

A indicação é de até 20 lavagens em temperatura ambiente sem perder o efeito do acabamento.

 

A tecnologia por trás do Acabamento Antiviral utiliza partículas de prata para atrair o vírus com carga oposta fazendo com que o mesmo se ligue aos grupos de enxofre presentes na superfície que envolve o vírus.

De acordo com a Dalila Têxtil, essa reação impede a ligação do vírus à célula hospedeira, bloqueando sua replicação.

O íon de prata é um antimicrobiano de amplo espectro que atua frente às bactérias causadoras de mau odor e eventuais doenças de pele.

A prata é utilizada no setor têxtil, devido às suas propriedades ópticas, físico-químicas e biológicas únicas. 

O produto utilizado é não citotóxico, ou seja, não apresenta toxinas nocivas às células. 

Além disso, a formulação do produto é baseada em química verde, com estabilizante natural de origem brasileira.

 

O diretor da Dalila Têxtil, André Klein, destaca:

 

“Essa inovação impacta o mercado da moda para melhor pelo fato das roupas começarem a unir design e cuidados com a saúde”.

“A tecnologia promove a ruptura da membrana e inibe o crescimento e a persistência do vírus na malha, com um mecanismo de ação que bloqueia a ligação do vírus nas células hospedeiras, impedindo que o micro-organismo libere seu material genético no interior, reduzindo a capacidade infecciosa nas células”.

 

Novidade será apresentada na Febratex 2021

 

A apresentação da novidade ocorrerá durante a 17ª edição da Febratex.

O evento acontece de 02 a 05 de fevereiro, no Parque Vila Germânica, em Blumenau.

 

Novidades da 17ª edição da Febratex

 

  • Nesta edição o evento terá diversas novidades, entre elas, o Febratex Conecta, espaço que tem o propósito de promover o conhecimento, conexões e negócios entre pessoas e empresas que trabalham na indústria têxtil e de confecção com mostra de produtos inovadores e têxteis tecnológicos.

  • Uma das novidades será a Mostra de Produtos Têxteis Sustentáveis e Tecnológicos, que apresentará tecidos, malhas, couros sustentáveis e têxteis do futuro. 

  • Outra atração é a Conferência Febratex, um fórum de conhecimento, com três dias repletos de palestras e conteúdos relevantes,  com palestrantes líderes do mercado têxtil nacional e internacional que abordarão sobre inovação, business e sustentabilidade para os profissionais da indústria têxtil. 

  • O Preview do Febratex Summit 2021 que será um dia com conteúdos especiais do que acontecerá na edição de 2021 do Febratex Summit que tem como propósito promover o conhecimento, apresentar tecnologias, indicar caminhos para a digitalização da indústria têxtil brasileira e torná-la ainda mais competitiva no mercado globalizado.

  • E, por fim, o Green Circle, promovido pelo Centro Tecnológico da Indústria Têxtil e do Vestuário de Portugal (Citeve). O espaço alinhará moda, tecnologia e sustentabilidade, apresentando produtos como tecidos, fios e roupas especiais com tecnologias inovadoras e com o viés da sustentabilidade.