Startups criam a 1� plataforma brasileira de gest�o da experi�ncia online do consumidor

01/06/2020 11:30:00

Startups criam a 1� plataforma brasileira de gest�o da experi�ncia online do consumidor

As startups Reviewr (SC), que atua na gestão de reputação online, e a Gorila (RS), que oferece ferramentas de pesquisas para medir a satisfação de clientes e consumidores, anunciam em 1º de junho a fusão de suas operações. 

A nova companhia, batizada de Harmo Feedback Intelligence, irá unificar as soluções das startups.

Será a primeira plataforma do Brasil que permite que negócios de médio e grande porte possam gerir a experiência do consumidor e medir sua reputação online.  

A Harmo nasce com mais de 60 clientes, com empresas como GPA, Ambev, Movida, Cinemark, Peixe Urbano, Saphyr Shopping Centers, Almeida Junior, Bob’s, Itaipu e Beto Carrero World

Até final de 2021, estima-se alcançar um faturamento anual de R$ 2 milhões o alcance de mais de 200 empresas, de médio a grande porte. 

A empresa terá sedes em Florianópolis, que concentrará as áreas de desenvolvimento e operações, e em São Paulo, com os times comercial e marketing. 

 

O CEO da Reviewr, Santiago Edo, ocupará a mesma posição na Harmo.

Lucas Hansel, então CEO da Gorila, assume a posição de CPO (Chief Product Officer) da nova companhia. 

O negócio contará ainda com Leonardo Rifeli como CTO, Roberta Kuzolitz como head de Growth, Tamara Correa como head de Customer Success e Rodrigo Sauer como head Financeiro. 

As duas empresas, até então, já captaram mais de R$ 1,3 milhão em investimentos.

A operação de fusão foi acompanhada por investidores da Hi Partners, que aporta capital e inteligência em startups e negócios focados no novo varejo e nas retail techs. 

A Hi Partners já era investidora da Reviewr. 

 

Lucas Hansel, CPO da Harmo, comenta:

 

“A primeira versão do produto unificado será lançada em novembro deste ano, mas já nas próximas semanas nossos clientes poderão ter acesso a uma nova experiência das plataformas já sob a nova marca, e um dashboard único mostrará os principais dados das duas soluções, de forma integrada”.

“Neste primeiro momento as plataformas irão funcionar como se fossem dois módulos separados, até que a integração total seja concluída”.

 

As empresas que deram origem a Harmo

 

A Reviewr nasceu em Florianópolis no ano de 2017 para ajudar marcas a gerirem sua reputação online.

A empresa foi incubada no MIDITEC, uma das principais incubadoras do Brasil, e participou de várias iniciativas voltada a startups, como os programas de aceleração da Darwin Startups e Inovativa Brasil, de capacitação StartupSC e o Oracle for Startups. 

Atualmente a startup faz parte das empresas investidas pela Hi Partners e participa do programa Scale Up Endeavor C&A. 

Possui mais de 45 clientes com 14 mil locais monitorados pela sua plataforma de gestão de reputação online. 

 

Já a Gorila foi fundada em 2018, em Santa Rosa (RS), para ser uma plataforma de criação de pesquisas direcionadas como de NPS (Net Promoter Score) , CES (Customer Effort Score) e CSAT (Customer Satisfaction Score). 

A startup foi incubada durante um ano pela Criatec, uma das principais incubadoras do Rio Grande do Sul. 

É destaque brasileiro na produção de conteúdo e conhecimento em experiência do cliente. 

Atualmente a plataforma monitora a satisfação de mais de 1 milhão de consumidores no Brasil e América Latina. 

Recentemente os dois negócios foram selecionados entre as startups de SmarTech (marketing) com maior relevância para o mercado brasileiro pela Liga Ventures, na categoria Pesquisas, Feedbacks e Reviews.

 

Os empreendedores fundadores já se conheciam do mercado e no fim de 2019 começaram a se aproximar para desenhar uma integração. 

Durante algumas semanas no primeiro trimestre iniciaram ações para unificarem as operações e a expectativa do anúncio da fusão era para agosto deste ano. 

Porém, com a chegada da pandemia da COVID-19, os empreendedores decidiram acelerar a integração das empresas, já na expectativa da retomada econômica ao longo do segundo semestre.