Companhias a�reas retomam voos nos aeroportos de SC

28/05/2020 13:30:00

Companhias a�reas retomam voos nos aeroportos de SC

As três principais companhias aéreas brasileiras, Gol, Latam e Azul, começam a retomar, aos poucos, a frequência de voos domésticos nos aeroportos de SC. 

Além disso, o presidente Jair Bolsonaro incluiu o transporte interestadual e internacional de passageiros como uma das atividades essenciais. 

A expectativa das empresas do setor é de um leve aumento da demanda. 

A oferta de voos foi reduzida a uma malha mínima essencial, em comum acordo com o governo, no início da pandemia do Covid-19 no país.

 

Cibeli Oliveira, diretora comercial e de marketing da agência de viagens corporativas, de Blumenau, TripService, comenta:

 

“A inclusão de novos voos nos aeroportos de Santa Catarina assegura o transporte de bens em maior escala e velocidade e impulsiona a retomada econômica”. 

“Os voos adicionais ligam Santa Catarina às principais cidades econômicas do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas e Guarulhos”. 

“Elas são também hubs das companhias aéreas, permitindo a conexão com demais localidades em todo o Brasil”.

“Santa Catarina é um estado importante tanto economicamente como em relação à questão da saúde e de fabricação de itens essenciais, de primeiro consumo, para todo o Brasil”. 

“Possui portos e aeroportos fundamentais para o recebimento e escoamento destas mercadorias para toda a população”. 

“Este câmbio de bens e serviços precisa ser controlado e impulsionado por empresas, que, por consequência, precisam também transportar seus colaboradores e executivos de maneira segura, eficiente e veloz”.

 

Voos nos aeroportos de Santa Catarina

 

A Gol Linhas Aéreas, por exemplo, divulgou as alterações implementadas em sua malha aérea de junho, que entra em vigor no próximo dia 1º e segue até o dia 30. 

No próximo mês, serão 100 voos diários no país, ante os 68 previstos na malha essencial de maio. Um acréscimo de 47%. 

Desse total, 20 voos terão início em 10 de junho, incluindo Chapecó, em SC, que terá ligação com o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos (GRU), com três frequências semanais. 

O Aeroporto de Congonhas passa a complementar as ofertas de Guarulhos, que deixa de concentrar todas as atividades da Gol e a empresa restabelece as decolagens deste aeroporto paulista para Florianópolis e Navegantes.

 

Em abril, a Azul retomou as operações em Chapecó e em Navegantes, além de seguir operando em Florianópolis

A empresa ainda não tem previsão para a retomada dos voos nas demais bases de SC.

 

O Grupo Latam Airlines anunciou aumento gradual de suas operações. 

Em SC, no mês de junho, a companhia irá operar voos nos aeroportos de Chapecó, Jaguaruna e Joinville (com destino a Congonhas) e de Florianópolis e Navegantes (com destino a Guarulhos). 

Os voos da companhia na capital catarinense começam no dia 2 de junho.

Já em Navegantes, o início das operações está previsto para o dia 14.

Joinville, Chapecó e Jaguaruna terão os voos da Latam retomados no dia 23 de junho.

 

Protocolos de segurança

As aeronaves das três companhias aéreas são equipadas com sistemas de ar condicionado que possuem filtros HEPA (High Efficiency Particulate Air), que renovam o ar de toda aeronave e conseguem extrair até 99,9% dos vírus existentes, extinguindo até mesmo os mais pequenos, incluindo o novo coronavírus.

 

O diretor geral da Floripa Airport, Ricardo Gesse, ressalta:

 

“Os números demonstram uma evolução significativa em relação ao início da pandemia, representando uma retomada e uma esperança de melhora para o mercado”. 

“Vale ressaltar que a Floripa Airport segue com protocolos rígidos para garantir uma estrutura segura, alguns implantados de forma pioneira no país”. 

“Portanto, os passageiros vão encontrar novos procedimentos sanitários, e nós contamos com a colaboração deles, especialmente, mantendo o distanciamento mínimo de 2 metros, higienizando as mãos e fazendo uso de máscaras”.

 

Principais medidas adotadas pelas companhias aéreas para a segurança no voo:

 

●Obrigatoriedade de uso de máscaras.

●Tripulantes com máscara e luva.

●Álcool em gel e lenços desinfetantes disponíveis.

●Serviço de bordo suspenso.