Empresas evidenciam import�ncia do networking para os neg�cios

21/05/2020 14:00:00

Empresas evidenciam import�ncia do networking para os neg�cios

A concorrência em diferentes mercados está ficando em segundo plano e dando lugar a atitudes de cooperação entre as empresas diante da pandemia da Covid-19.

É crescente o exemplo de companhias que buscam no network, formas de superar ou ajudar outras parceiras a passarem pela instabilidade econômica.

O gesto é um sinal de estreitamento dos laços profissionais e no compartilhamento de ideias voltados às peculiaridades de cada setor.

 

Para Daiane Andognini, CEO da Hug, consultoria focada na gestão de pessoas de Florianópolis,  o relacionamento externo acontece num momento em que a maioria dos líderes empresariais está se perguntando como garantir produtividade, entrega e crescimento da empresa num cenário completamente novo e imprevisível:

 

“No cenário atual o autoconhecimento é fundamental para ditar os rumos da companhia.

“Porém, é preciso que o gestor esteja aberto ao diálogo com outros líderes para trocar opiniões e ideias sobre como cada um deles está lidando no dia a dia e conduzindo os seus times e a empresa diante dessa situação”. 

“Isso o ajudará a ter uma nova visão de como ele pode atuar e também serve para aproximá-lo de novos parceiros comerciais, clientes e fornecedores”. 

“É nesse contexto que o network vem sendo ampliado e servindo de estratégia conjunta para muitas empresas”.

 

Quem também acredita nessa visão é o CEO startup de entregas ultrarrápidas Motoboy.com de Joinville, Jonathan Pirovano:

 

"Em tempos onde há mudança nos hábitos das pessoas, tentamos nos adequar criando oportunidades para parcerias que atendam às novas demandas". 

"Em qualquer época, networking é fundamental para o sucesso nos negócios. Participamos de uma rede de startups e é incrível”. 

“É importante poder contar com quem está disponível para ajudar, seja com conselhos, sugestões, ajudar na divulgação e também projetos conjuntos que são benéficos para o grupo ou para as empresas envolvidas".

 

Para os lojistas, por exemplo, atuar em redes associativas e centrais de negócios é um dos cenários em evidência. Jonatan da Costa CEO e fundador da  Área Central, scale up especialista em gestão de redes e centrais de negócios de Rio do Sul, afirma:

 

“Quando unidos em grupos associativos, os empreendedores têm mais força, conseguem reduzir custos, realizar boas práticas e aumentar o poder de barganha com os fornecedores”.

“Esse modelo de negócio permite empoderamento aos mais diversos segmentos e em tempos de crise, é um diferencial competitivo importante”. 

“Eles conseguem entrar no páreo de forma mais justa com grandes players do mercado”. 

“A tecnologia vem para agregar à gestão dessas entidades, automatizando negociações e centralizando dados".

 

Quando se trata de network, trocar cartões de vista não é o suficiente, explica Piero Contezini, CEO do Asaas, fintech especializada em soluções para empreendedores de Joinville. Mentor do Startup Weekend e de programas do Founder Institute, o executivo recomenda que o contato seja uma constante, mesmo com a concorrência:

 

“Um bom relacionamento no mercado pode gerar parcerias e até mesmo ajuda a melhorar o negócio”. 

“É importante que o empreendedor compreenda que faz parte de uma comunidade, que ao estar em contato com outras pessoas pode encontrar formas de inovar e ajudar o ecossistema a crescer”.

“A importância do network é tanta, que incluímos na plataforma um espaço para troca de informações entre empreendedores, a Comunidade Asaas”. 

“É uma forma de conectar diferentes negócios e permitir que troquem conhecimentos e dividam suas dores e conquistas, além de firmar parcerias”.

 

Entidades ajudam a promover o network

 

Uma das formas de criar conexões estratégicas é estar associado a uma entidade que represente o setor. 

A Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) possui cerca de 1.400 associadas, desde grandes empresas de tecnologia até startups em estágios iniciais. 

Um dos programas da ACATE, o LinkLab, tem justamente o propósito de criar conexões entre as corporates e as startups. 

Além disso, a entidade estruturou o Plano de Ação Covid-19, e um dos eixos de atuação está promovendo a troca de experiências por meio de mentorias, na qual voluntários experientes oferecem aconselhamento gratuito para empreendedores associados que precisam de apoio para tomada de decisão.

Daniel Leipnitz, presidente da ACATE, comenta que em um momento como o que estamos enfrentando, o ecossistema de tecnologia catarinense está mostrando que concorrentes no mercado podem ser aliados e o network, com o compartilhamento de ideias, é fundamental para ajudar todos a atravessarem a crise da melhor maneira.