Iniciativa de testes em massa catarinense ter� apoio da mineradora Vale

18/05/2020 17:30:00

Iniciativa de testes em massa catarinense ter� apoio da mineradora Vale

Uma proposta da Neoprospecta, empresa de biotecnologia em Florianópolis, está entre os projetos de combate a Covid-19 selecionados para receber apoio da mineradora Vale no país. 

A empresa apresentou uma solução de testes em massa que permite testagens em grupo.

O método é semelhante ao tradicional teste de RT-PCR em tempo real usado para detectar a presença do novo coronavírus no corpo, porém permite testar até 16 pessoas simultaneamente com um único teste.

A ideia que já está em desenvolvimento no Estado com apoio de entidades empresariais catarinenses, como Certi e Fiesc, aumenta o alcance da amostra, reduz custos e mantém a precisão do resultado.

 

Os testes em parceria com a Vale ficarão a cargo da BiomeHub, spinoff da Neoprospecta na área da saúde.

Vai permitir que a empresa aumente sua capacidade de testagem de 40 mil para 54 mil pessoas por dia. 

Além disso, cerca de 1,5 mil testes (equivalente a 24 mil pessoas testadas) serão doados para o setor público nos estados de Santa Catarina e do Ceará.

 

Concorrendo com outras 1.857 propostas de soluções em todo o mundo em cinco diferentes áreas de atuação, a Neoprospecta/BiomeHub foi escolhida na categoria “testes em massa”. 

A seleção da Vale de apoio a projetos ao combate do coronavírus contou com participação do Hospital Israelita Albert Einstein e a Rede Mater Dei de Saúde e tem investimento estimado em até US$ 1 milhão, selecionando nove iniciativas brasileiras e duas do Canadá.