Empresas de e-commerce e delivery vivem �Black Friday� fora de �poca

19/05/2020 10:00:00

Empresas de e-commerce e delivery vivem �Black Friday� fora de �poca

A Diálogo Logística, empresa especializada em entregas de itens leves nas regiões Sul e Sudeste, reporta que houve aumento de demanda no e-commerce.

Números semelhantes eram vistos somente às épocas de Natal e da “Black Friday”.

Considerando apenas a primeira quinzena de abril, a transportadora sinaliza crescimento de 30% no volume de entregas no comparativo com o mesmo período do ano passado. 

O percentual é quase duas vezes superior a elevação média para o mês de abril, normalmente na casa dos 12%. 

O volume diário de demandas também está 33% maior que o alcançado, por dia, no final do ano passado, justamente o melhor período para o segmento de logística.

 

Ainda segundo a Diálogo, também em abril houve queda de 1% no número de casos de clientes ausentes durante a entrega dos produtos.

No período foi verificado crescimento de pedidos nos segmentos do varejo (itens para casa e geral), principalmente nos setores de moda, vestuário e bebidas, com aumento de 60% na demanda.

 

Tecnologia para transportadoras e empresas de delivery

 

Checklist para monitoramentos:

 

As operações de uma transportadora devem ser organizadas estrategicamente para atingir o ápice em termos de capacidade. 

A maioria das rotinas de sucesso adotam protocolos produtivos e fazem uso contínuo de um checklist para transportadoras.

A startup Checklist Fácil, de Florianópolis, possui um software onde o cliente cria checklists e planos de ação para o monitoramento dos processos e gestão de não conformidades. 

Para transportadoras, as aplicações são muitas: manutenção da frota, criação de ordens de serviço, controle da documentação dos veículos e dos motoristas, segurança dos motoristas com relato de eventos e incidentes, checklist de saída e de retorno da frota, registro de despesas e reembolsos, além de criação de relatórios com indicadores.

 

Maurício Fragoso, CCO da startup Checklist Fácil, comenta:

 

“Dadas as especificidades do transporte rodoviário, o checklist figura como boa alternativa para o aumento dos níveis de qualidade nesse tipo de serviço e, consequentemente, na satisfação dos clientes atendidos”. 

“Isso porque auxilia na gestão de processos de manutenção, ajuda na prevenção de acidentes e possibilita a redução de perdas e roubos, por exemplo”.

 

Auxílio para aplicativos de entrega:

 

Outro setor que está rodando em capacidade máxima e com expansão das atividades é o de aplicativos de entrega.

Com a alta demanda, esta tarefa operacional está ainda mais suscetível a erros.

Para melhor atender este mercado, a Transfeera, startup open banking, oferece duas soluções: uma para validação de contas bancárias, que verifica os dados bancários, assegurando que no momento do pagamento ele seja efetuado com sucesso, e outra para automação dos pagamentos. 

Só no mês de março houve aumento de mais de 200% de validações na plataforma da fintech. 

O software de validação de dados bancários agiliza a operação ao dar eficiência e segurança ao pagamento dos parceiros.

 

Guilherme Verdasca, CEO da fintech, explica:

 

“Nossa solução evita estes problemas operacionais porque antes de realizar o pagamento já é possível saber que os dados estão corretos”. 

”Assim, as transferências são feitas com eficiência e o fornecedor parceiro recebe sem atrasos”. 

“Quando nossos clientes também usam nossa solução de pagamentos, enviamos o comprovante direto para o fornecedor, que saberá se a transferência foi efetivada”.