Workshop e hub de comex aborda cen�rio para investimento no Paraguai

08/05/2020 12:30:00

Workshop e hub de comex aborda cen�rio para investimento no Paraguai

Investimento no Paraguai: Cenário Atual e Hub de Comex.

Esta será uma importante palestra do Meeting Comex 2020, a ser realizado pelo Núcleo de Negócios  Internacionais da Associação Empresarial de Joinville nos próximos dias 10 e 11 de novembro, na Expoville.

A palestra é promovida pelo Fischer Advocacia, escritório  especializado em negócios internacionais, e terá a relevante participação do advogado e consultor paraguaio Fernando Beconi acompanhado de sua sócia Lucía Yakusik e do despachante aduaneiro Néstor Russo.

Sócio fundador do Estudio Beconi, Fernando foi assessor do Banco Central do Paraguai e representa o país perante a Uncitral – Comissão das Nações Unidas para o Direito Comercial Internacional.

Beconi abordará questões práticas relativas aos procedimentos necessários para empresas interessadas em estabelecer fluxos de importação, exportação e investimento estrangeiro direto no país vizinho, abrangendo a instalação de plantas industriais, distribuição e prestação de serviços, no território ou em Zonas de Livre Comércio.

 

GRANDES OPORTUNIDADES

O Paraguai se tornou um hub também para a importação e a exportação de mercadorias com vantagens tarifárias decorrentes do Sistema Geral de Preferências Plus (0% de I.I. em todos os NCM’s) concedido pelos países do G7 às economias em desenvolvimento, e de determinadas alíquotas menos onerosas no âmbito da TEC-Mercosul, do IVA Importação,  ou em função de regimes especiais aduaneiros.

 

Sócia fundadora da Fischer Advocacia, a advogada Maysa Fischer destaca o amplo leque de oportunidades oferecido pelo Paraguai:

 

“Com um crescimento real previsto para 2020 da ordem 4%, a economia paraguaia vem mantendo um PIB estável e de expansão se comparado com as outras economias sul-americanas, conforme estimativa do Banco Mundial”.

“O Paraguai tem um déficit fiscal controlado da ordem de 1,5% do PIB, enquanto no Brasil a dívida bruta atingiu 80% do PIB em 2019, o maior nível da sua história”.

“Com esses números o Paraguai surge como uma alternativa viável para o investimento estrangeiro direto e permanece um cenário a ser considerado no planejamento estratégico das empresas que desejam se internacionalizar”.

 

PARA SUA AGENDA

Maysa Fischer e Fernando Beconi apresentarão o workshop a empresários durante o Meeting Comex 2020 na Expoville, que se consolidou como o maior evento de comércio exterior do Sul do Brasil, com dois dias repletos palestras e workshops.

O Workshop Investimento no Paraguai: Cenário Atual e Hub de Comex acontece no dia 11 de novembro de 2020.

Horário:  8:40 às 9:50.

Sala 1 da Expoville.

Inscrições podem ser feitas aqui:

http://www.acij.com.br/agenda/meeting-comex-2020/

 

FERNANDO BECONI

  • Foi assessor do Banco Central do Paraguai.

  • Representa o país perante a Uncitral – Comissão das Nações Unidas para o Direito Comercial Internacional.

  • Doutor em Ciências Jurídicas, advogado, tabelião e escrivão públicos.

  • Professor de graduação e pós-graduação da Faculdade de Direito e Ciências Sociais da Universidade Nacional de Assunção, Paraguai. 

  • Professor visitante de graduação e pós-graduação de Universidades no Brasil e na Europa. 

  • Assessor jurídico de empresas, especialista em Direito Societário e Comercial. 

  • Autor de diversos livros como o Direito Comercial e sua Globalização. 
     

MAYSA FISCHER

  • Sócia fundadora de Fischer Advocacia.

  • Presidente do Núcleo de Negócios Internacionais da ACIJ – Associação Empresarial de Joinville.

  • Diretora Presidente e Administrativa da Investing Santa Catarina

  • Pós-graduada pela Pontifícia Universidade Católica – PUC de São Paulo.

  • Mestre em Direito das Relações Sociais com MBA em  Comportamento Organizacional junto ao Unicenp – Centro de Estudos Superiores Positivo – Curitiba (PR). 

  • Atuou como professora universitária no Curso de Comércio Exterior da Univille.

  • Profissional trilíngue atuando há 30 anos na gestão jurídica e estratégica de negócios nacionais e internacionais.