Reflex�es de um empres�rio sobre a dolorosa decis�o de demitir
17/04/2020 14:30:00
CARLOS TONET
Editor
Muito interessante a publicação feita no Linkedin pelo empresário Donisete Gomes, co-fundador e CEO da Movidesk, empresa de Blumenau especializada em help desk, atendimento ao cliente e CRM.
Donisete aborda o dilema de ter que demitir 33 dos 134 funcionários, colocando abertamente suas angústias a responsabilidades.
A Movidesk publicou uma lista dos profissionais desligados, com recomendações e qualificações.
A lista está disponível neste endereço: https://bit.ly/2XHWmAh
CONFIRA A PUBLICAÇÃO
Desligamentos na Movidesk: a minha responsabilidade como CEO
Donisete Gomes
Co-founder e CEO at Movidesk
As últimas semanas e meses foram as mais desafiantes da minha trajetória de oito anos como empreendedor no segmento de tecnologia. Considero pessoas o maior capital de uma empresa. Perdê-las, pelo motivo que for, é muito mais dolorido do que enfrentar qualquer outro desafio corporativo - especialmente em um momento de crise como o atual, em que todos já nos encontramos naturalmente mais fragilizados.
Hoje foi um dia difícil, pois tive que anunciar para nossos atuais 134 colaboradores que 33 deles não poderiam seguir mais a trajetória conosco. Muitos deles eu mesmo, pessoalmente, tive o prazer e o privilégio de contratar, de apresentar nosso propósito, de conectá-los com o que acreditamos e de convidá-los para dividir juntos uma jornada - que agora precisou ser interrompida.
Como CEO, assumo totalmente a responsabilidade deste triste episódio da nossa história, pelo cargo que ocupo e pela liderança que preciso exercer. Tenho como missão mover as pessoas para fazer o negócio prosperar, antevendo ao máximo possíveis dificuldades e obstáculos de uma empresa de alto crescimento e escalável. Sinto ter decepcionado alguns nessa tarefa. Quero, neste comunicado, expor nossos motivos e como pretendemos, por mais difícil que seja, superar este momento - pelas pessoas que ficam, pelas pessoas que seguirão outros caminhos e pelos nossos clientes.
Cenário de 2020
Os últimos dois anos foram marcantes para nós. Multiplicamos nosso tamanho em algumas vezes, tendo recebido aportes de investidores e inaugurado, há alguns meses, nossa atual sede. Estávamos preparados para o crescimento dentro das metas estabelecidas com o time, com as lideranças e com o conselho. A partir do primeiro trimestre de 2020, no entanto, identificamos alguns gargalos na nossa operação e passamos a monitorar, em diversas frentes, alguns indicadores que não estavam respondendo da forma que prevíamos.
Iniciamos alguns movimentos para ampliar o diagnóstico e ajustar processos. Congelamos novas contratações e buscamos otimizar as atividades das áreas. Iniciamos um processo de desligamentos pontuais, com o objetivo de equilibrar a situação. Calculávamos que seria o suficiente, mas a chegada da pandemia de COVID-19 ao Brasil e à nossa região nos impôs desafios muito maiores dos que estávamos já enfrentando.
Ao longo do último mês já com todo o time trabalhando em home office, ao mesmo tempo que estabelecemos um comitê para gerenciar o momento, acompanhamos a degradação de alguns dos principais indicadores da empresa. A queda imediata e significativa de novas vendas, os cancelamentos e a redução dos valores dos nossos contratos com os clientes, além da inadimplência e pedidos de negociação decorrentes do efeito cascata na economia, acentuaram o cenário para a chegada deste dia.
Plano de contingência
Nos últimos 30 dias, além do congelamento de algumas contratações que tínhamos em aberto, trabalhamos ativamente pela redução de várias despesas operacionais e renegociação de contrato com fornecedores. Porém, todo o movimento não seria suficiente, considerando que a folha salarial consome praticamente toda a nossa receita. Sem uma decisão mais drástica neste momento, estaríamos prejudicando a própria sustentabilidade da empresa em poucos meses, bem como o planejamento deste e do próximo ano, traçados já pelo conselho e acionistas.
Todos os dispositivos apresentados recentemente pelo governo e entidades para reduzir o impacto da crise e possíveis demissões foram avaliadas pela empresa, porém claramente não seriam suficientes para resolver a situação a médio prazo - somente por um ou dois meses.
Com isso, nas últimas duas semanas aceleramos o plano de contingência, considerando demissões como a única alternativa para enfrentarmos o cenário de crise que rapidamente se formou. Neste dia 16, foram desligados 33 colaboradores de todas as áreas da empresa, sendo que as mais impactadas foram vendas, pré-vendas e marketing, pelo cenário colocado para estas frentes nos próximos meses. Os desligamentos representam 25% da nossa equipe.
O que faremos pelos profissionais desligados?
Além de nos responsabilizar por todas as nossas obrigações como empregadores, a empresa apresentou um plano de apoio estruturado aos colaboradores desligados, que envolve plano de saúde do colaborador e dos dependentes estendido por 30 dias, além de acompanhamento psicológico. Como apoio para recolocação destes profissionais, estabelecemos iniciativas de mentoria com a liderança imediata neste momento e também de algum colaborador da Movidesk escolhido pelo desligado. Um documento com orientações e sugestões para este momento de retomada também foi preparado e iremos incluir, de forma facultativa, todos os profissionais dispensados em uma lista a ser compartilhada com grupos de headhunters e de recrutamento e seleção, conectando-os a oportunidades no mercado.
Somos muito gratos a estes colaboradores que nos deixam hoje. Foi um time construído com muito suor e aprendizados, que admiro pelo tempo de convivência, entregas e que não medirei esforços para poder indicá-los e contribuir ativamente. Todas as nossas lideranças estão comprometidas para diminuir, no que for possível, o impacto deste movimento nas suas trajetórias profissionais. Tanto eu quanto estes gestores iremos agendar nas próximas semanas conversas com cada profissional.
Perspectivas
A partir destas ações, com a redução considerável do comprometimento do caixa até o fim do ano e a revisão das metas, a empresa consegue manter-se comprometida em atravessar o momento de crise de forma segura, retomando o crescimento acelerado, que é a nossa marca, assim que tudo voltar ao normal. Temos esta responsabilidade com os que ficam conosco, com nossos clientes, investidores, conselho e sociedade.
Para finalizar, reforço: todo este cenário que se desdobra na Movidesk é de minha inteira responsabilidade como CEO. Esse episódio foi um doloroso aprendizado, que me impele a seguir buscando aprimoramento contínuo. Quero me tornar uma liderança muito melhor para os que seguem conosco, honrando também os que nos deixam nesta data.
Obrigado, fiquem bem e qualquer dúvida, me acionem pelo e-mail [email protected]
Um abraço,
Donisete Gomes, CEO da Movidesk
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