Empresa desenvolve solu��o para identificar poss�veis portadores do Coronav�rus

07/04/2020 10:10:00

Empresa desenvolve solu��o para identificar poss�veis portadores do Coronav�rus

A equipe do IndiqueAí Serviços Residenciais, da Lilium Sistemas, de Blumenau, desenvolveu de forma gratuita o Desviralize.

A solução é inspirada em modelos internacionais com bons resultados no combate à propagação do Coronavírus. 

O objetivo é auxiliar os estabelecimentos comerciais ao retorno das atividades, monitorando com o uso de tecnologia a situação de cada cliente em relação à Covid-19. 

Com as cores verde, amarelo e vermelho, a ferramenta alerta aos usuários quem teve contato com casos suspeitos, ou, ainda, esteve contaminado.

 

Como funciona a ferramenta?

 

Conforme explica Felipe Bittencourt, sócio e idealizador da ferramenta, o Desviralize permite que estabelecimentos, como lojas, oficinas, bares, restaurantes, entre outros, verifiquem o status dos clientes. 

Por meio do check-in dos clientes, feito a partir de leitura de um QR Code na entrada do estabelecimento, o Desviralize indica a situação do usuário.

 

Se o status for verde, significa que o cliente não esteve no mesmo estabelecimento e mesmo horário de nenhuma pessoa que tenha sido posteriormente confirmada com Covid-19. 

Status amarelo significa que o cliente esteve no mesmo estabelecimento e mesmo horário de uma pessoa que foi, posteriormente, confirmada com Covid-19 nos últimos 14 dias, e, por isso, deve ser aconselhado a fazer quarentena por 14 dias (contando desde o dia em que esteve com a pessoa infectada).  

Se o status for vermelho significa que o cliente foi diagnosticado, por um exame médico das autoridades competentes, com Covid-19. 

 

Sigilo

 

O cidadão que estiver utilizando o Desviralize também será informado por SMS se esteve no mesmo estabelecimento e horário que uma pessoa diagnosticada com Covid-19. Bittencourt alerta que ninguém além do próprio cidadão, nem mesmo as autoridades, serão informadas de seu status. O único que pode expor esta informação aos outros é o próprio cidadão, ao tentar entrar em um estabelecimento.

 

Adesão

 

Para o pleno funcionamento do sistema, a população e o Poder Público devem aderir à ferramenta. A sugestão de Bittencourt é que para motivar a adoção do sistema, o governo local deve estimular que os estabelecimentos que desejarem abrir suas portas realizem o controle de entrada de seus clientes por meio de check-in no Desviralize. Por consequência, deve-se conscientizar a entrar nos estabelecimentos apenas aqueles que tenham status verde.

 

Apoio

 

O Desviralize teve apoio de Luís Carlos Carvalho e Marco Antônio C. Lemos da Carvalho e Lemos Advogados; André Bonanomi, da Agência 7; Cristiane Soethe e Fernanda Momm, da Presse Comunicação, Thiago Linhares, da Fix IT soluções; D.J. Castro, da Nexia Branding , Carol Lapolli, da Phoenix Studios; Pedroso, que fez a locução, e Chico Lima, que fez a redação do vídeo do projeto.

  

Assista ao vídeo da ferramenta aqui