UNIFEBE doa protetores faciais � Secretaria de Sa�de de Brusque

01/04/2020 14:30:00

UNIFEBE doa protetores faciais � Secretaria de Sa�de de Brusque

O Núcleo de Tecnologia, Inovação em Fabricação do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) têm trabalhado para produzir, por meio da impressão 3D, protetores faciais utilizados pelos profissionais da saúde.

Nesta terça-feira (31), 50 protetores faciais foram entregues ao secretário municipal de Saúde de Brusque, Humberto Fornari

Os equipamentos de proteção serão utilizados pelos profissionais do Centro de Triagem e pelos que atuam nas barreiras de entrada da cidade.

 

De acordo com o coordenador do Núcleo de Tecnologia e professor do curso de Engenharia Mecânica da instituição, Rodrigo Blödorn, a ideia surgiu após um contato com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que precisava de apoio na produção de equipamentos utilizados na área médica.  

A instituição adquiriu os materiais para produção dos protetores faciais, enquanto a Ramatex disponibilizou os elásticos e a Proprint as chapas de acetato. Parte do número total está sendo produzido no laboratório da UNIFEBE e parte, por três estudantes que possuem suas impressoras 3D.

 

A montagem e higienização dos equipamentos produzidos pela UNIFEBE seguem as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

  

A reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, enfatiza que a iniciativa transforma a vida de quem doa e de quem recebe:

 

“Nossos estudantes e professores sabem da importância do trabalho voluntário e, por meio dessa doação, podem desenvolver mais conhecimento científico em prol da sociedade”. 

“Como Universidade Comunitária sabemos da missão que devemos desenvolver nesse momento, de combatermos juntos essa epidemia”.