IFC lan�a a��es de apoio a comunidade catarinense

30/03/2020 11:30:00

IFC lan�a a��es de apoio a comunidade catarinense

Os servidores do Instituto Federal Catarinense (IFC) uniram-se na busca de alternativas para fortalecer a prevenção ao coronavírus Covid-19 e apoiar a comunidade catarinense. 

Entre as ações em andamento estão a produção de álcool em gel 70%, máscaras em impressoras 3D para profissionais da saúde, doação de alimentos produzidos nos campi agrícolas, doações de outros itens alimentícios e equipamentos de proteção individual adquiridos pelos próprios servidores apoio nas ações municipais e estaduais para orientação da sociedade em geral, entre outras iniciativas.

 

Esta semana, a reitora do IFC, Sônia Regina de Souza Fernandes enviou um ofício ao Governo Estadual disponibilizando a infraestrutura do Instituto ao governo do Estado e dos municípios onde estão localizados 15 campi.

São elas: Abelardo Luz, Araquari, Blumenau, Brusque, Camboriú, Concórdia, Fraiburgo, Ibirama, Luzerna, Rio do Sul, Santa Rosa do Sul, São Bento do Sul, São Francisco do Sul, Sombrio e Videira. 

 

Conforme o ofício, os espaços físicos da Instituição podem ser utilizados para:

 

  • Apoio aos profissionais de saúde com a preparação e fornecimento de refeições.

  • Descanso nos campi que possuem moradia estudantil.

  • Triagem e acompanhamento de pacientes.

  • Outras ações que o poder Executivo julgar necessárias e que o IFC tenha condições de atender. 

 

Veja o que diz a reitora Segundo a reitora do IFC:

 

“A importância do Instituto Federal Catarinense se colocar à disposição do Governo do Estado, tanto do nosso espaço físico quanto de equipamentos, de produção e de produtos específicos, se constitui em uma dimensão solidária e de empatia com o que está acontecendo no contexto brasileiro e, obviamente, internacional”. 

“Nos cabe colaborar para além de nossos muros, contribuir com o que estamos fazendo do ponto de vista administrativo e curricular, nas dimensões pedagógicas, mas também do ponto de vista de uma atitude social e responsável que o IFC tem como uma instituição pública diante da sociedade catarinense”. 

“Dessa forma, entendo que é uma contribuição significativa, singela, mas de extrema importância para ajudar no combate do Covid-19 e trazer um pouco mais de conforto, especialmente aos servidores da saúde que estão a frente deste processo”.

 

Entenda um pouco mais sobre algumas das ações do IFC:

 

Máscaras 

 

No Campus Luzerna, os servidores já iniciaram a produção de protetores faciais para os profissionais da área da saúde que estão na linha de frente contra o coronavírus.

Os suportes destes protetores são feitos em impressora 3D.

Para ajudar na confecção de mais máscaras, o IFC pede a colaboração da comunidade (empresários, entidades), no sentido de contribuir com a doação dos materiais necessários. Os interessados devem entrar em contato com os campi em Luzerna e em Blumenau.

 

Álcool em gel 70%

 

Após a iniciativa dos servidores dos campi de Luzerna e Sombrio, outras unidades do IFC uniram-se para reforçar a capacidade de produção de álcool em gel 70% e buscar a autorização da Anvisa para doação do produto. 

Para esta ação, foi criado um comitê com representantes das pró-reitorias de Extensão e de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, dos campi de Concórdia, Rio do Sul, São Francisco do Sul e Videira, além de Luzerna e Sombrio.

Para mais detalhes sobre como apoiar esta ação entre em contato com os campi de  São Francisco do Sul, Luzerna, Sombrio e Brusque.

 

Doação de alimentos

 

Até o momento, a população das cidades de Camboriú, Concórdia e Rio do Sul foram beneficiadas com a doação de alimentos. 

As doações devem ser realizadas por aproximadamente 30 dias, já que há cerca de 2 mil pés de alface e 200 repolhos plantados.

Também estão sendo entregues dúzias de ovos, de produção interna.

 

Comitê de Crise

 

Instituído para tratar de assuntos relativos à pandemia do coronavírus Covid-19 no IFC, o Comitê de Crise reuniu-se na quinta-feira (26) e emitiu um novo comunicado sobre as providências tomadas pelo Instituto para garantir a segurança da comunidade acadêmica. 

Entre elas a manutenção da suspensão das atividades acadêmicas e administrativas presenciais por tempo indeterminado.