SCMC promove integra��o com institui��es de ensino em visita � Karsten

16/03/2020 07:00:00

SCMC promove integra��o com institui��es de ensino em visita � Karsten
No evento especialmente voltado �s institui��es de ensino, o consultor Rodrigo Zen apresentou as propostas do InovaLab

O Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) reuniu reitores, coordenadores e professores de cursos relacionados à indústria têxtil para apresentar seu planejamento para 2020.

Estiveram presentes representantes das instituições Católica de Santa Catarina, Furb, Instituto Federal Catarinense (Gaspar e Ibirama), Senai (Blumenau, Jaraguá do Sul, Joinville), Udesc, UFSC, Grupo Uniasselvi, Unifebe, Univali (Florianópolis e Balneário Camboriú) e Univille, todas parceiras do SCMC.

O evento reuniu cerca de 50 pessoas e ocorreu nas dependências da Karsten, maior fabricante de toalhas de mesa do País e associada do SCMC desde sua criação, em 2005.

 

Junior Oliveira, presidente do SCMC, ressaltou que a conexão do setor da moda com as instituições de ensino deve ser reforçada:

“Vamos intensificar o intercâmbio, colocando alunos dentro das empresas ao mesmo tempo em que aproximamos as empresas da universidade, para que ambos entendam seus processos e desafios”.

 

Rui Leopoldo de Souza, vice-presidente do SCMC e conselheiro da Karsten, considera que a parceria com as instituições de ensino é fundamental para o desenvolvimento da cultura da moda em Santa Catarina:

“O evento de hoje é importantíssimo para estreitar os laços com as pessoas que coordenam os cursos relacionados à área têxtil. É uma parceria que tem rendido ótimos frutos e é preciso incentivar sempre mais as habilidades e capacidades de criação e inovação dos jovens que ingressam no mercado”.

 

Os convidados assistiram a apresentações sobre as atividades do SCMC e conheceram as metas para este ano.

Amélia Malheiros, da fundação Hermann Hering, que exerce o posto de secretária do SCMC, destacou os eventos programados e a importância do papel das instituições de ensino parceiras.

 

DESAFIOS AOS ALUNOS

O consultor, professor e palestrante Rodrigo Zen fez uma apresentação das atividades a serem executadas com os alunos de moda durante o ano, sempre com enfoque na criatividade, inovação e ousadia.

Rodrigo Zen dirige o THOMZEN Bureau Créative e é especializado em pesquisa, identificação e aplicação de tendências de comportamento, moda, consumo e design para desenvolvimento de produto.

Ele coordena as atividades de capacitação a partir do InovaLab – programa que reúne estudantes e profissionais das indústrias para pensarem soluções para a moda.

 

VISITA E INTEGRAÇÃO

Os profissionais de ensino foram recepcionado pela diretoria da Karsten.

Armando Hess de Souza, presidente, e os diretores Márcio Bertoldi e Alvin Rauh Neto promoveram uma apresentação da história da empresa e expuseram os planos da empresa, incluindo seu mais novo lançamento, a linha de toalhas Únika, fabricada a partir de uma técnica exclusiva no país.

 

Armando Hess destacou a importância da parceria das instituições de ensino com o SCMC para o desenvolvimento do potencial criativo e de inovação.

“Santa Catarina sempre se destacou por ser um estado produtor de artigos têxteis, mas estamos sendo reconhecidos também pela inovação e design no âmbito da moda”.

 

Os convidados participaram de uma visita às instalações da Karsten, que é uma das empresas brasileiras com maior longevidade, ostentando o sexto CNPJ mais antigo do país.

A Karsten possui um sistema de produção totalmente verticalizado. 

A empresa executa todo o processo de fabricação, incluindo preparo do algodão, fiação, tecelagem, tingimento, estamparia e costura, permitindo aos visitantes conhecer o ciclo completo de toda a fabricação dos tecidos de cama, mesa, banho e decoração.

 

PARCERIAS EM CAPACITAÇÃO

O SCMC conta com a parceria das principais instituições de ensino de SC, desenvolvendo ações em conjunto para despertar a criatividade e inovação em processos criativos e de produção de moda e design:

 

Católica de Santa Catarina

Furb

Instituto Federal Catarinense (Gaspar e Ibirama)

Senac (Brusque)

Senai (Blumenau, Brusque, Criciúma, Jaraguá do Sul, Joinville)

Udesc

UFSC

Grupo Uniasselvi

Unifebe

Unisul

Univali (Florianópolis e Balneário Camboriú)

Univille

Unochapecó

Unoesc