Empresa de Blumenau implanta home office para prevenir coronav�rus

16/03/2020 13:00:00

Empresa de Blumenau implanta home office para prevenir coronav�rus

Empresas de diversas partes do mundo, entre elas algumas brasileiras, decidiram colocar o maior número possível de funcionários em regime de home office para conter ou prevenir o coronavírus.

Em Blumenau a Fácil, desenvolvedora de softwares para gestão jurídica, adotou a medida já há alguns dias.

De acordo com o diretor presidente da empresa, Carlos José Pereira, tomar medidas preventivas mais cedo, pode evitar que a empresa tenha consequências indesejáveis e interrupção na prestação dos serviços. 

Segundo Pereira, cada setor e cada empresa, deverá optar pela melhor forma de auxiliar na diminuição da disseminação do vírus.

O setor de TI tem vantagens, pois seus funcionários, na grande maioria, podem trabalhar de casa, utilizando os recursos de internet disponíveis, embora saliente que essa não deve ser uma medida de pânico e talvez nem possa ser adotada por todos; faz parte de medidas preventiva e cada empresa deve avaliar a sua situação e se adequar.

Por exemplo, maior cuidado com viajantes por exemplo, serem informadas imediatamente se familiares fizeram viagens para áreas de risco ou com passagens prolongadas em aeroportos. 

Departamentos que tradicionalmente atendiam in loco, como comercial e consultoria, já negociam com clientes para que as apresentações sejam via internet e as implantações também, o que evita os deslocamentos e minimiza o contato com pessoas de diversas partes do país.

No caso da Fácil, até mesmo os ramais telefônicos estão sendo transferidos para computadores e o funcionário deverá atender normalmente.

Em algumas unidades da empresa, como em São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre, 95% dos funcionários já estão atendendo em regime de home office.

Na matriz em Blumenau a meta é colocar até 80% das pessoas trabalhando nesse novo regime.

A empresa estipulou o prazo de 31 de março, mas poderá ampliar se necessário.