Patrocinado
Blumenau e o Campeonato Brasileiro de Aeropress

Blumenau e o Campeonato Brasileiro de Aeropress

Por Ana Paula Dahlke
Redação Noticenter

 

Neste ano, Blumenau será palco do Campeonato Brasileiro de Aeropress no segundo semestre deste ano.

Patrícia de Oliveira Gonçalves, sócia da cafeteria e microtorrefação de Blumenau Soul Cafés & Companhias conta que a Aeropress é um método de extração de café que imprime pressão à extração, além da gravidade, comum à maioria dos métodos:

"Isso faz com que se consiga um café mais encorpado que em outros métodos coados mais comuns. Uma bebida com extração dos óleos do café, que conferem mais corpo e sabor à xícara".

 

COMO FUNCIONA

A regra é clara e simples, o café mais saboroso sempre vence. 

De três em três os juízes apontam para o melhor da rodada e assim de 27 competidores em 9 baterias, vão direto para 3 rodadas de semifinais.

Três extrações que melhor representaram a bebida e mostraram o domínio da técnica se confrontam chegando ao ganhador

 

MERCADO

O mercado brasileiro de consumo de cafés cresce a uma taxa por volta de 2% anualmente, enquanto o de cafés especiais está em torno de 18%.

“Em termos de qualidade sensorial, estão em níveis acima dos cafés superiores e gourmets. Cafés especiais são grãos altamente selecionados, sem defeitos de formação ou maturação, sem contaminação por folhas, galhos e pedras, que resultam em bebidas com pontuações acima de 80, numa escala de 0 a 100 pontos. São bebidas ricas em aroma e sabor. São bebidas avaliadas segundo critérios da Brazilian Specialty Coffee Association (BSCA, Associação Brasileira de Cafés Especiais) de aroma, sabor, acidez, doçura, retrogosto, balanço e equilíbrio”, conta Patrícia.

Em Blumenau, o Soul Cafés & Companhias é pioneiro no segmento e, em neste ano, completará 3 anos, sediando a competição nacional.

O campeonato será aberto e, além de profissionais do Brasil inteiro, a organização espera atrair os blumenauenses e moradores da a região.

 

SOBRE O SOUL CAFÉS & COMPANHIAS

Criado em 2016, em Blumenau, atua como cafeteria e microtorrefação de cafés especiais.

Além da carta de espresso, tem os cafés filtrados com 15 métodos de preparo 5 opções de grãos.

Destaque Empresarial

IPM Sistemas divulga lista de clientes conquistados em 2018

Consórcios, prefeituras e câmaras de vereadores são novas entidades atendidas

Patrocinado