Espa�o Maker da Univali � refer�ncia como projeto inovador na escola

09/03/2020 16:00:00

Espa�o Maker da Univali � refer�ncia como projeto inovador na escola

O Espaço Maker da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) foi criado para auxiliar os estudantes da educação básica a desenvolverem soluções para situações problema com alta capacidade criativa e de inovação.

O espaço é uma parceria entre o Colégio de Aplicação da Univali (CAU) e o Laboratório de Inovação Tecnológica na Educação (Lite).

Ele envolve acadêmicos e docentes da Escola do Mar, Ciência e Tecnologia, do Mestrado em Computação Aplicada e do Mestrado e do Doutorado em Educação. 

A proposta é tornar o aluno protagonista do seu próprio aprendizado, baseado na ideia de “colocar a mão na massa".

 

De acordo com o coordenador do Lite, professor André Raabe, o Espaço Maker é uma inovação do CAU e também em Santa Catarina. 

Propostas semelhantes são aplicadas em escolas americanas e europeias e em algumas de São Paulo. 

Porém, o CAU agrega uma série de diferenciais por estar em uma Universidade que faz pesquisa comprometida com a educação. 

 

Nas aulas, os estudantes podem escolher entre  fazer uma atividade entre projetos pilotos disponíveis, criar algo livremente ou participar de workshops ministrados pela equipe do Lite. 

As aulas do Laboratório Maker ocorrem nas quintas e sextas-feiras à tarde, no Lite, localizado no 2º piso do bloco B6, no Campus Itajaí.

 

Equipe da Secretaria de Educação de São José visitou o laboratório, no Campus Itajaí:

 

Uma equipe formada por coordenadores e assessores pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação do Município de São José visitou o Laboratório Maker no dia 5 de março.

O objetivo foi conhecer iniciativas da área “Maker”, pesquisas e atividades implantadas pela Univali relacionadas ao tema.

O grupo foi recebido pelo professor Raabe e pela coordenadora de Educação Básica, professora Sandra Cristina Vanzuita da Silva, e acompanhado pelo professor Renato Büchele Rodrigues, diretor dos Campi da Grande Florianópolis. 

A Universidade e a Secretaria de São José discutem potencialidades de parcerias na área.