Metal�rgica Riosulense adota impress�o 3D

26/02/2020 17:00:00

Metal�rgica Riosulense adota impress�o 3D

A Riosulense, metalúrgica catarinense de peças e soluções para o setor automotivo localizada em Rio do Sul, adquiriu uma impressora 3D da Ultimaker com a Wishbox Technologies.

A informação foi publicada pelo portal de notícias Baguete.

 

Confira os principais destaques da publicação:

 

  1. A empresa adotou a impressão 3D focada na implementação da manufatura aditiva em empresas.

  2. O modelo escolhido foi a impressora Ultimaker 3 Extended, utilizada no desenvolvimento de protótipos para moldes automotivos e para a avaliação das aplicações.

  3.  

  4. Anteriormente, cerca de 30% das ferramentas produzidas na empresa exigiam alteração devido a modificações de projeto, o que em alguns casos poderia elevar o custo final da peça. 

  5. Com os protótipos de impressão 3D, a exigência de modificações de ferramentas caiu para menos de 5%. 

  6. Sem uma resposta rápida dos clientes quanto aos ajustes nos moldes, o processo de ferramental levava entre duas e três semanas para ser concluído.

  7. Além disso, a indústria dependia de uma empresa externa para fazer a modelagem final das suas ferramentas.

  8. Ao final das adequações, era preciso até 60 dias para que a versão final, dependendo do grau de dificuldade e dimensões, fosse entregue ao cliente.

  9. Com a nova aquisição, o tempo de desenvolvimento de protótipos foi reduzido em menos de uma semana e os custos diminuíram, retornando o valor do investimento em menos de três meses. 

 

Saiba mais acessando a notícia publicada pela Baguete.