SC vai sediar Consulado Honor�rio da Indon�sia

23/01/2020 15:30:00

SC vai sediar Consulado Honor�rio da Indon�sia
Luiz Carlos Barravieira Jr. (esquerda) durante a feira Tradexpo Indon�sia, em Jacarta: linha direta com o governo indon�sio

Santa Catarina deverá sediar o Consulado Honorário da Indonésia para o Sul do Brasil.

A previsão é de que a confirmação oficial ocorra nos próximos três meses.

A sede da representação ficará em Blumenau, onde reside o empresário Luiz Carlos Barravieira Jr., escolhido pelo Governo da Indonésia para ocupar o cargo.

O anúncio da instalação do consulado foi feito pelo embaixador da Indonésia no Brasil, Duta Besar Edi Yusup, durante visita a Blumenau na última terça-feira.

Luiz Carlos é gestor e proprietário da Badax, empresa que atua em todo o Brasil como revendedora de pneus fabricados na Indonésia.


REPRESENTAÇÃO

Luiz Carlos Barraviera iniciou um relacionamento comercial com a Indonésia em 2010, quando passou a importar pneus de uma fábrica local, a Forceum:

“Fui muito bem recebido pelos representantes da empresa e acabei também conhecendo membros do governo. É um ótimo país para se fazer negócios, apesar do desconhecimento de muitos e das diferenças culturais”.

O bom entendimento com o governo indonésio e o amadurecimento do relacionamento resultou no convite a Luiz Carlos para o posto de cônsul honorário no Brasil:

“Devo ser nomeado para atuar como cônsul da Região Sul, abrangendo Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A sede do consulado será em Blumenau”.

O empresário informou que por parte do governo da Indonésia todas as formalidades já foram cumpridas.

Restam apenas os detalhes finais envolvendo o governo brasileiro e o Itamaraty.


NEGÓCIOS COM BLUMENAU

O governo indonésio iniciou negociações com o Mercosul para facilitar a circulação de produtos.

No ano passado Blumenau exportou US$ 11,2 milhões para a Indonésia, segundo dados do Ministério da Economia.

O país asiático respondeu por 3,4% dos embarques feitos a partir da cidade.

Os principais produtos comprados deles são fios têxteis.

Em sua visita a Blumenau o  embaixador esteve acompanhado do ministro conselheiro para Assuntos Econômicos, Sudarsono Soedirlan, o conselheiro para Assuntos Protocolares e Consulares, Dhatu P. N. Padmonegoro, e a conselheira para Assuntos Políticos, Ria Uki Suharsi, além de um representante do ITPC, órgão de fomento comercial do Ministério do Comércio Exterior da Indonésia.

A delegação participou de reunião com empresários na Associação Empresarial e fez uma visita ao Gabinete do prefeito Mário Hildebrandt.