Tupy adquire neg�cio de ferro fundido da Fiat Chrysler

20/12/2019 08:30:00

Tupy adquire neg�cio de ferro fundido da Fiat Chrysler

A Tupy S.A,  multinacional brasileira dedicada ao desenvolvimento e fabricação de componentes estruturais de ferro fundido com sede em Joinville, anunciou hoje acordo para a aquisição do negócio global de componentes em ferro fundido da Fiat Chrysler.

O negócio é operado pela subsidiária Teksid. 

A transação proposta inclui as fábricas da Teksid no Brasil, México, Polônia e Portugal, além da participação em joint venture na China, bem como centro de engenharia na Itália e escritório comercial nos EUA. O negócio de alumínio da Teksid não está incluído na transação e vai permanecer como parte da Fiat Chrysler.

O valor a ser pago pela Tupy no fechamento do negócio  é de 210 milhões de euros.

A transação está sujeita às condições de fechamento habituais, incluindo a aprovação por parte das autoridades antitruste.

A aquisição permitirá à Tupy expandir sua atuação e crescer frente aos desafios da indústria. 

Juntas, as empresas tiveram aproximadamente R$ 7,2 bilhões de faturamento em 2018 e empregam cerca de 20 mil pessoas.
 

Veja o que diz  Fernando de Rizzo, CEO da Tupy:
 

“A Teksid é globalmente reconhecida pela qualidade de seus produtos e pelo talento e conhecimento técnico de suas equipes. Estamos ansiosos para dar as boas-vindas aos nossos colegas da Teksid para construirmos juntos uma companhia ainda mais forte para o futuro”.

“Com a aquisição e a subsequente combinação de ativos, pessoas e conhecimento, poderemos aumentar significativamente a nossa capacidade de desenvolver novas tecnologias e entregar produtos e serviços com maior valor agregado para nossos clientes, em todo o mundo”.

“A estrutura resultante se beneficiará de uma base produtiva competitiva e flexível. Isso, aliado às forças de ambas as empresas, levará ao uso mais eficiente dos ativos e respostas mais rápidas à ciclicidade da indústria de bens de capital, fatores fundamentais para criar valor para clientes e assegurar a sustentabilidade para toda cadeia, no longo prazo”.

“O negócio também solidificará a presença da Companhia em segmentos estratégicos da indústria global de bens de capital, além de expandir consideravelmente o potencial de crescimento para seus serviços de usinagem, montagem de componentes e engenharia. Representa ainda um passo importante em direção ao mercado asiático, que oferece relevantes oportunidades de crescimento”

 

CHECKLIST

  • Banco Morgan Stanley S.A. atuou como assessor financeiro exclusivo para a Tupy , enquanto o J.P. Morgan atuou como banco financiador.

  • Cleary Gottlieb Steen & Hamilton atuou como assessor legal para a Companhia.

  • A Tupy é uma multinacional brasileira do setor de metalurgia e produz componentes estruturais em ferro fundido de elevada complexidade geométrica e metalúrgica. 

  • essas soluções de engenharia são aplicadas nos setores de transporte de carga, infraestrutura, agronegócio e geração de energia e contribuem com a qualidade de vida das pessoas, promovendo o acesso à saúde, ao saneamento básico, à água potável, à produção e distribuição de alimentos, ao comércio global.

  • A inovação tecnológica envolvida na produção e na criação destas peças é a especialidade da empresa, em seus mais de 80 anos de história. 

  • Sua produção se concentra nas fábricas brasileiras, em Joinville/SC e Mauá/SP, e no exterior, nas cidades de Saltillo e Ramos Arizpe, no México. Além disso, possui escritórios comerciais em São Paulo, EUA e Alemanha.