Hospital de Florian�polis � o primeiro do Sul do Brasil a ter posto de recarga para carros el�tricos

10/12/2019 08:00:00

Hospital de Florian�polis � o primeiro do Sul do Brasil a ter posto de recarga para carros el�tricos

Em parceria com a Safe Park, rede que administra 130 de estacionamentos em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, o Hospital de Olhos de Florianópolis (HOF) se tornou pioneiro entre os hospitais do Sul do Brasil ao trazer para o seu estacionamento o primeiro posto de recarga para carros elétricos. Durante esse primeiro mês, o local está oferecendo o serviço de recarga gratuitamente, exceto o valor do estacionamento, que segue sendo cobrado por tempo de permanência.

Os carros elétricos, apesar de conhecidos, ainda são uma tecnologia pouco difundida no Brasil – há apenas 4 mil veículos circulando no país. Mas a previsão de crescimento é grande. Diferente do abastecimento de combustíveis tradicionais, feitos em até dois minutos em média nos postos, a recarga de energia elétrica ainda é demorada. Leva cerca de duas horas. Por isso, a ideia de criar pontos de recarga em estacionamentos de hospitais, shopping centers e supermercados ganha fôlego.

A iniciativa de espalhar esses postos em Porto Alegre e Florianópolis surgiu a partir da startup gaúcha Zletric. A empresa desenvolveu uma tecnologia de redes de carregamento, que será adotada este ano em 50 pontos nos dois estados. A estimativa é de que, até 2020, outros 50 pontos sejam incluídos no sistema. Em Santa Catarina, além de Florianópolis, a Safe Park terá eletropostos também em Criciúma, Joinville e Palhoça.