Hospital de Olhos de Florian�polis adota nova tecnologia contra S�ndrome do Olho Seco

27/11/2019 14:00:00

Hospital de Olhos de Florian�polis adota nova tecnologia contra S�ndrome do Olho Seco

O Hospital de Olhos de Florianópolis (HOF) está colocando à disposição dos pacientes um equipamento de alta tecnologia que trata da Síndrome do Olho Seco.

A Síndrome do Olho Seco é uma doença multifatorial decorrente da deficiência das glândulas de meibômio, responsáveis por produzir os lipídios da lágrima.

Elas garantem que o olho fique lubrificado. 

Os sintomas mais comuns são sensação de fadiga nos olhos ao trabalhar com aparelhos eletrônicos, coceira constante, olhos vermelhos, visão embaçada, sensação de areia nos olhos e dificuldade para uso de lentes de contato. 

Segundo o Conselho Brasileiros de Oftalmologia (CBO), 35% dos brasileiros com mais de 18 anos experimentam algum nível da doença.

Mais de dois milhões de pacientes são tratados anualmente. 

 

DISPOSITIVO ESPECÍFICO

Desenvolvido e produzido na França, o E-Eye IRPL é o primeiro dispositivo especificamente projetado para o tratamento da síndrome.

Já é usado em mais de 40 países e traz a grife da E-Swin, maior fabricante mundial de dispositivos de luz pulsada policromática de alta intensidade. 

Acaba de ser aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso no Brasil.

O Olho Seco é uma das principais razões para visitas ao oftalmologista.

O Hospital de Olhos de Florianópolis  é o primeiro hospital a contar com esse equipamento na Capital do Estado.

A equipe do Hospital de Olhos recebeu todo o treinamento da fábrica.

O dispositivo está em plenas condições de ser utilizado. 

O diretor técnico do HOF, Ernani Garcia, informa que os pacientes vêm sendo chamados e que alguns deles já deixaram de usar colírios como efeito do tratamento.

 

CHECKLIST

  • O tratamento consiste em aplicar flashes de luz sob a pálpebra inferior do olho.

  • Pode reduzir drasticamente a dependência de colírios e devolve conforto e qualidade de vida aos pacientes.

  • Melhora no uso de lente de contato, redução da inflamação e otimização da superfície ocular são alguns dos resultados que podem ser alcançados com o tratamento.

  • Indolor e de curtíssima duração, o procedimento apresenta eficiência superior a 80% logo após as primeiras sessões.

  • Ao identificar distúrbios na superfície ocular e medir a osmolaridade da lágrima, o aparelho ajuda os oftalmologistas a diagnosticarem o tratamento mais correto para cada caso.

  • O equipamento gera sequências de pulsos uniformes e calibrados sobre as glândulas inativas ou obstruídas do paciente, utilizando a tecnologia IRPL (Intense Regulated Pulse Light).

  • Ele emite um feixe de “luz fria” que desobstrui as glândulas meibomianas com segurança e conforto, de forma minimamente invasiva. E

  • Em resposta a esse estímulo, as glândulas de meibômio voltam a funcionar, fornecendo lipídios e proteínas ao filme lacrimal, evitando que este se evapore.

 

AlGUMAS CAUSAS DA DOENÇA

  • Envelhecimento, a menopausa.

  • Uso continuado de equipamentos eletrônicos e ar condicionado.

  • Utilização de lentes de contato.

  • Consumo de alguns medicamentos (como diuréticos, antidepressivos, analgésicos e anticonceptivos) influenciam na qualidade da lágrima.

  • Problemas dermatológicos e doenças autoimunes.