Florian�polis recebe workshop gratuito sobre t�cnicas de Reda��o de Patentes Comerciais

14/11/2019 09:00:00

Florian�polis recebe workshop gratuito sobre t�cnicas de Reda��o de Patentes Comerciais

A Axonal Consultoria Tecnológica realizará dias 9 e 10 de dezembro, em Florianópolis, o workshop “Redação de Patentes, Além dos Guias + Oficinas Práticas”. A Fundação Stemmer para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (Feesc) está patrocinando o treinamento. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em https://is.gd/AhsxLb/Feesc. As vagas são limitadas.

O workshop ocorrerá das 9h às 16h30min no auditório da Reitoria do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) do Bairro Coqueiros, na região continental da Capital. De nível básico a intermediário, o evento é voltado a pesquisadores, empresários, gestores e inventores, independentemente de conhecimento prévio sobre patentes.

Com 12 horas de duração, o treinamento tem o objetivo de capacitar os participantes a darem primeiros passos na redação de patentes, incluindo a realização de buscas, identificação e leitura de documentos relacionados, definição do escopo da invenção, decisão sobre formas de proteção, elaboração de quadros reivindicatórios e relatórios descritivos.

O primeiro dia será reservado para revisão de aspectos conceituais sobre patentes e seu impacto na estratégica de redação e de tramitação. No segundo dia serão feitas atividades práticas guiadas para exercitar a lógica de leitura e redação. Também serão realizadas oficinas de busca de patentes e mapeamento de segmentos tecnológicos, com base em informações contidas em patentes.

O ministrante será Henry Suzuki, sócio-diretor da Axonal Consultoria Tecnológica, agente da propriedade industrial, especialista em bases de dados técnicas, patentárias e científicas, além de empreendedor, inventor, e cocriador da Rede Mentores do Brasil. Tem como principais áreas de atuação a prospecção e avaliação de novas tecnologias, a estruturação de negócios de base tecnológica e o direcionamento de projetos, com foco na proteção e comercialização de propriedade intelectual.