GM inaugura nova linha de motores em Joinville

23/10/2019 09:00:00

Capacidade produtiva passa de 174 mil motores por ano para 410 mil unidades

GM inaugura nova linha de motores em Joinville

Com investimento de R$ 1,9 bilhão em novas tecnologias e edificações, a nova linha de motores da fábrica da General Motors de Joinville foi inaugurada nesta terça-feira, dia 22, em cerimônia que também marcou a entrega da sexta edição do Prêmio GM de Sustentabilidade.

Na ocasião, Marcos Munhoz, vice-presidente da GM América do Sul, destacou que “a fábrica de Joinville, que já era uma das mais modernas e sustentáveis da região e do mundo, agora é uma das operações de sistemas de propulsão com maior nível de automação. Isto foi viabilizado com os investimentos recentes”.

Luiz Fernando Duccini, gerente geral da fábrica de Joinville, comentou que muitos processos da nova linha de motores da fábrica de Joinville da GM possuem nível de automação da indústria 4.0:

“Temos, por exemplo, empilhadeiras autoguiadas realizando o abastecimento de componentes usinados e motores finalizados. Cerca de 20% da nossa frota de empilhadeiras são autônomas e as demais são equipadas com uso eficiente de energia limpa”.

Além disso, os dispositivos de automação da linha de montagem e usinagem de componentes escaneiam o código de cada peça e selecionam automaticamente o programa correto para fabricar aquele tipo de motor e ajustam os parâmetros de manufatura quando necessário. 

Entre os avanços tecnológicos implementados na fábrica estão:

  • Monitoramento de consumo de utilidades de água

  • Ar comprimido

  • Energia por linha e processo produtivo, tanto no setor de usinagem de componentes, como na linha de montagem de motores

A nova linha produz os inovadores motores 1.0 turbo e aspirado de três cilindros do Novo Onix e do Novo Onix Plus fabricados em Gravataí (RS).

A unidade de Joinville conta com 90 robôs operando um sistema integrado e inteligente onde todas as peças são monitoradas pelo seu número serial, permitindo registrar dados importantes de manufatura e qualidade.

Com a nova linha, a capacidade produtiva da fábrica passa de 174 mil motores por ano para 410 mil unidades.