Bancada do Oeste pede cria��o de programa de est�mulo a aeroportos

14/10/2019 12:00:00

S�o 12 aeroportos enquadrados como de pequeno porte na reivindica��o

Bancada do Oeste pede cria��o de programa de est�mulo a aeroportos
Aeroporto de Ca�ador, no Meio-Oeste. Foto: Murilo Roso/ADR Ca�ador.

Os deputados que integram a Bancada do Oeste encaminharam ao governador do Estado e ao secretário da Infraestrutura indicação para adoção de medidas administrativas para criar o Programa de Regionalização dos Aeroportos de Pequeno Porte localizados em municípios no interior.

São 12 aeroportos enquadrados como de pequeno porte e que por conta da inexistência de um plano semelhante aos que já foram implantados nos estados vizinhos do Rio Grande do Sul e Paraná, têm baixa oferta de voos.

No entendimento dos parlamentares a implantação do programa poderia estimular a oferta de novas rotas regulares, contribuindo para o desenvolvimento econômico das regiões onde esses aeroportos já existem e operam.

Seriam beneficiados os aeroportos de Blumenau, Caçador, Concórdia, Correia Pinto, Forquilhinha, Jaguaruna, Joaçaba, Lages, São Miguel do Oeste, Três Barras, Videira e Xanxerê.  

A coordenadora da Bancada do Oeste, deputada Marlene Fengler (PSD), considera que a criação do programa sugerido pelos parlamentares do colegiado, "poderá estimular novos investimentos no setor produtivo, atrair mais empresas para o estado e fomentar o turismo regional".