Empreendedor cria cervejaria de autosservi�o e cart�o recarreg�vel

04/09/2019 08:00:00

Wissen prop�e experi�ncia com estilos especiais da bebida

Empreendedor cria cervejaria de autosservi�o e cart�o recarreg�vel

O mercado cervejeiro tem mudado e, no Brasil, ganha cada vez mais força, principalmente, por causa do interesse crescente por uma produção artesanal, diversificada e repleta de aromas, sabores e experiências.

De acordo com a Abracerva (Associação Brasileira de Cerveja Artesanal), em apenas uma década, o Brasil saiu de 70 para cerca de mil cervejarias registradas.

Um dos principais motivos para esse aumento é a procura por opções diferentes, que aguçam a curiosidade e fazem até mesmo quem não é adepto frequente à bebida demonstrar interesse em experimentá-las.

Em Jaraguá do Sul, ambos os públicos têm encontrado alternativas para se deixar envolver pela cultura da cerveja.

Segundo o sommelier Peter Alexander Decker, novas experiências no consumo vêm agradando os consumidores e fortalecendo ainda mais o segmento. Tanto é que, envolvido por esse mercado, ele mesmo passou de especialista a empreendedor:

“Em 2017, saí do meu emprego, viajei por 20 dias na Itália, onde o cenário cervejeiro está crescendo, e conheci vários lugares com cervejas artesanais e tábuas, ou pães com queijos e charcutarias artesanais também. Então, em 2018, abri a Wissen, uma tap house de cervejas especiais". 

Com um conceito moderno, a marca vem apresentando aos clientes uma infinidade de opções e também uma nova maneira de degustá-las.

A partir do sistema de autosserviço, com um cartão recarregável, a Wissen oferece aos consumidores a oportunidade de, verdadeiramente, experimentar uma, duas, três...dez bebidas a cada visita.

“As cervejas são trocadas na medida em que os barris vão esvaziando. A pessoa pode vir aqui e beber só alguns goles de cada, já que nosso sistema contabiliza o consumo por mililitros e desconta do saldo adquirido”, esclarece.

Dessa forma, é possível se arriscar em sabores desconhecidos, conhecer mais sobre o extenso universo das cervejas e encontrar um gosto próprio.

Além de pilsen, ipa, lager, pale, stout e uma lista imensa de outros tipos, ainda dá para apreciar drinques especiais e até kombucha.

 

Do banco para a cerveja

Instigado pelo universo das cervejas e com intuito de empreender, Decker passou cerca de dez anos maturando a ideia da Wissen.

O start veio durante uma viagem à Alemanha, República Tcheca e Bélgica.

“A partir daí comecei a imaginar como poderia ser este negócio. Já sabia que não queria ter uma indústria, pois gosto do contato com o público, então uma loja de cervejas parecia o ideal”, lembra.

Ao longo do processo de criação da marca, ele deixou a carreira de bancário e passou a se dedicar cada vez mais à bebida.

“A ideia da Wissen surgiu do desejo de ter autonomia no meu cotidiano para tomar as decisões que forem adequadas e necessárias ao meu negócio, sem alguém dizendo que não vai dar certo”, comenta.