Reconhecimento facial nas escolas municipais j� � realidade

29/08/2019 13:30:00

Tecnologia feita pela Betha Sistemas deve entrar em fase de testes em Penha

Reconhecimento facial nas escolas municipais j� � realidade

Alunos devem ser preparados para esse novo modelo educacional, assim como professores e escolas também precisam se adaptar para acompanhar o processo digital.

Neste novo cenário, o ensino passa a ser mais personalizado, oferecendo ao estudante o conhecimento necessário para atuar nas profissões no futuro.

Pensando nisso, e buscando opções que atendam as necessidades da educação municipal, a Betha Sistemas está desenvolvendo uma funcionalidade que auxiliará a instituição a focar ainda mais no aprendizado, descontinuando processos manuais que gastam um tempo considerável.

É o reconhecimento facial em substituição à tradicional chamada realizada em horário de aula.

A tecnologia está em fase de desenvolvimento e deverá ser implantada até o mês de novembro na rede municipal de Penha, que passará pelo processo de pilotagem.

“Acompanharemos sua utilização e resultados até o fim do ano para fazer os ajustes necessários. No início de 2020 a novidade será liberada para os demais clientes”, explana o coordenador de Desenvolvimento da vertical Educação da Betha, Daniel Camilo.

 

COMO FUNCIONA

As instituições de ensino que utilizarem o reconhecimento facial terão a possibilidade de instalar os equipamentos na entrada da escola, nas portas da sala de aula ou, ainda, nos corredores, se optarem pelo reconhecimento passivo.

Neste momento, o departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa está investindo na aquisição de equipamentos de última geração e estudando a tecnologia para, posteriormente, iniciar a implantação.

Conforme o arquiteto de sistemas, Bruno Bitencourt Luiz, o projeto tem visão de futuro:

“Hoje as pesquisas estão concentradas na área de Educação, mas a ideia é, em breve, aplicar a funcionalidade também em outras soluções e departamentos, como na saúde, arrecadação, pessoal, e outros”.

 

Penha inicia processo de pilotagem ainda neste ano

O reconhecimento facial deverá entrar em funcionamento até o mês de novembro no município de Penha.

A primeira instituição a receber a novidade é uma escola que possui aproximadamente 400 alunos que estudam em período integral, da educação infantil até o 9º ano do ensino fundamental.

A secretária de Educação do município, Suselli Berenisse Anacleto, lembra que “são 10 aulas por dia. Dez vezes que os alunos deixarão de responder a chamada e que o professor não precisará postergar o início da lição para fazê-la. A mudança também auxiliará a rotina na secretaria escolar, já que será possível acompanhar de forma dinâmica e em tempo real a lista de presença”.

Ainda de acordo com ela, a implantação do reconhecimento facial faz parte de uma série de ações realizadas em busca da atualização educacional das instituições de Penha:

“Essa parceria entre tecnologia e educação é uma constante e vem se fortalecendo cada vez mais no nosso município. Assim a informação chega ainda mais precisa aos profissionais da secretaria, além de beneficiar diretamente a relação entre comunidade escolar, pais e alunos. É um novo formato de ensino, extremamente necessário para que possamos acompanhar as transformações que ocorrem a todo momento no mundo".