Evento oportuniza viv�ncias de pessoas com defici�ncia para p�blico de Blumenau

12/08/2019 08:00:00

Feira de Oportunidades da Viacredi contar� com atividades pr�ticas, jogos e capta��o de curr�culos

Evento oportuniza viv�ncias de pessoas com defici�ncia para p�blico de Blumenau

Uma novidade irá aguçar os sentidos dos visitantes da Feira de Oportunidades.

O evento realizado pela Viacredi terá, além empreendedorismo da região, palestras e incentivo à educação e atrações culturais, espaço de inclusão.

Nele, uma série de atividades gratuitas darão a chance para que o público vivencie algumas das realidades pelas quais as pessoas com deficiência passam diariamente.

A feira acontecerá entre os dias 16 e 18 de agosto, nos setores 1 e 2 da Vila Germânica e terá entrada gratuita.

Uma das atividades será percorrer os corredores do evento, na companhia de um profissional da cooperativa, com os olhos vendados.

Para a analista de organização do Quadro Social da Viacredi, Marilene Vignoli Fagundes, a ação visa propiciar a reflexão.

“Queremos proporcionar a conscientização e mostrar que pessoas com deficiência são seres humanos comuns que precisam de um cuidado especial e de um olhar mais empático e inclusivo. Apesar das barreias, com a inclusão é possível superar os obstáculos e levar uma vida normal”, diz.

Conforme a analista, a pergunta que deve ser feita após a participação é “que atitudes posso tomar para melhorar suas vidas?”.

O espaço tem o apoio do Sesi e contará também com atividades envolvendo caixa misteriosa, calculadora para cegos, jogos de sentimentos (voltado para a sensibilização do autismo) e baralho educativo sobre Libras.

Além disso, em toda a programação haverá um intérprete de Libras para acompanhar os surdos nas palestras, conversar com os expositores e participar das demais atividades.

 

Mercado de trabalho

Além da ação de inclusão, o local fará a captação de currículos de pessoas com deficiência para o banco de talentos da Viacredi.

Terá uma equipe preparada para auxiliar no preenchimento do currículo, caso os candidatos não tenham levado impresso. Interessados podem visitar a Feira de Oportunidades na sexta-feira (16), das 19h às 22h, no sábado (17), das 14h às 22h, e do domingo (18), das 10h às 17h.