Parceria com Portugal seleciona startups para interc�mbio

29/07/2019 14:24:00

Nove empresas ser�o escolhidas durante o Startup Summit, em novembro

Parceria com Portugal seleciona startups para interc�mbio

Com o objetivo de fornecer acesso ao ecossistema europeu, por meio do hub de Portugal, e internacionalizar as startups catarinenses, o Startup SC, programa do Sebrae/SC, firmou uma parceria com o Web Summit e a Startup Portugal.

Durante o Startup Summit, evento voltado ao ecossistema de tecnologia que ocorre em Florianópolis, em agosto, nove empresas que participaram do Programa de Capacitação do Startup SC serão selecionadas para uma missão em Lisboa no mês de novembro.

O objetivo da viagem é gerar imersão e conhecer as iniciativas de Portugal, bem como participar do Web Summit. 

Durante o primeiro dia do Startup Summit, as empresas inscritas para a viagem até Lisboa irão apresentar seus pitches, em inglês. E no segundo dia de evento serão anunciados os nomes das selecionadas.

O Startup Summit faz parte do Floripa Conecta, uma rede de eventos que transformará Florianópolis em um centro de economia criativa entre 09 e 18 de agosto.

O Floripa Conecta estará presente com um estande no Web Summit, em Lisboa. 

Representantes do Web Summit e do Startup Portugal estarão presentes no Startup Summit, apresentando um painel sobre o ecossistema de Portugal e conhecendo o hub da capital catarinense.

A Startup Portugal foi lançada em 2016 como uma estratégia nacional para o empreendedorismo, que tem como visão o apoio ao empreendedorismo no país europeu. O Web Summit ocorre em Lisboa e é uma das maiores conferências de tecnologia do planeta, com mais de 70 mil participantes de mais de 170 países. 

“O objetivo principal do Startup SC com a parceria é oferecer a oportunidade de internacionalização para as startups do ecossistema catarinense, e não somente para Portugal, mas para toda a Europa. Este tipo de iniciativa ajuda a ampliar os horizontes dos empreendedores, mostrando novas possibilidades”, comenta Alexandre Souza, analista do Sebrae/SC, coordenador do Startup SC e um dos organizadores do Startup Summit.

“O potencial do ecossistema de tecnologia de Santa Catarina já é reconhecido no Brasil e em muitos países do mundo. Essa parceria com o Web Summit e a Startup Portugal é estabelecida em um momento em que as nossas empresas estão prontas para buscar oportunidades de internacionalização. Estamos apostando que esse trabalho conjunto trará excelentes resultados para as startups catarinenses”, comenta o diretor técnico do Sebrae/SC, Luc Pinheiro.   

 “A parceria entre o Sebrae/SC e o Web Summit é muito importante para nós, tendo em vista que abre uma porta para o ecossistema empolgante que está sendo construído no Brasil e mais especificamente em Santa Catarina. O estado tem se afirmado como um dos mais vibrantes em toda a América Latina em termos de tecnologia e inovação. Estamos ansiosos para trabalhar em conjunto com o Sebrae/SC para construir uma ponte entre Santa Catarina e a nossa casa em Lisboa”, comenta Ricardo Lima, head de startups do Web Summit. 

"Com esta parceria pretendemos consolidar a colaboração com o ecossistema empreendedor de Santa Catarina, iniciada em setembro de 2018, com a visita de uma delegação da Startup Portugal à Florianópolis. A Startup Portugal procura atuar como um catalisador de projetos de inovação e é com muita satisfação que assistimos ao crescente interesse, por parte dos empreendedores catarinenses, pelo ecossistema português e pelo Web Summit. Portugal é a porta de entrada para startups brasileiras que apontem ao mercado europeu, num contexto particularmente interessante tendo em conta as enormes oportunidades que se abrem com a assinatura do acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul", comenta Pedro Sacramento, representante da Startup Portugal que estará presente no Startup Summit, em Florianópolis. 

 


LINHA DIRETA
Startup Summit
15 e 16 de agosto de 2019
Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, rodovia SC-401, Km 01, S/N - Trevo de Canasvieiras, Florianópolis
Inscrições e programação: https://www.summit.sebrae.com.br/