HOF alerta sobre cuidados no Dia Nacional de Preven��o de Acidentes de Trabalho

25/07/2019 13:45:00

Acidentes que afetam vis�o representam 2% de casos registrados no Brasil

HOF alerta sobre cuidados no Dia Nacional de Preven��o de Acidentes de Trabalho

Acidentes de trabalho que afetam visão representam 2% de casos registrados no Brasil, de acordo com dados da Previdência Social.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada ano entre 1,5 milhão e 2 milhões de pessoas ficam cegas em consequência de danos causados por traumas oculares.

Este sábado, 27 de julho, é o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, e o assunto é pauta no Hospital de Olhos de Florianópolis (HOF), onde entre 2014 e 2018 deram entrada para atendimento 62 pessoas com queimadura ocular, foram registrados 299 casos de traumas e houve 482 situações de corpo estranho no olho.

 

ATENÇÃO

O problema é sentido pelas empresas, porque leva à perda de dias de trabalho e gastos com medicações, e pelos trabalhadores, porque pode provocar afastamento da atividade remunerada.

O trauma ocular é um dos motivos mais frequentes de atendimento nas emergências oftalmológicas.

Em muitos casos, as sequelas são sérias e, se não tratadas com os recursos médicos, podem levar à cegueira como consequência do trauma.

A prática de esportes também pode resultar em contusões, por causa de batidas ou colisões contra o olho, com risco de descolamento de retina, o desencadeamento de uma catarata precoce ou glaucoma, em situações extremas.

 

SINTOMAS

O olho é a quinta parte do corpo mais atingida pelos acidentes de trabalho, conforme as estatísticas.

Os sintomas mais comuns sentidos pelos pacientes são olho vermelho, sensibilidade à luz, irritação, dor e desconforto ocular.

Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), os acidentes de trabalho oculares mais frequentes afligem homens da faixa etária entre 20 e 40 anos, ou seja, que se encontram no auge da produtividade.

Além das consequências para o próprio trabalhador, estima-se que o Ministério da Saúde tenha um gasto de R$ 328 milhões anuais com tratamentos que tentam reverter os acidentes oculares.

As cidades industriais são as mais afetadas, mas qualquer trabalhador está sujeito a acidentes em ambiente corporativo.

O recomendado é fazer uso dos equipamentos de segurança, como óculos de proteção adequados para a atividade realizada, que podem evitar lesões decorrentes de radiação ou da exposição a produtos químicos, por exemplo, alerta o médico oftalmologista Ernani Garcia, diretor do Hospital de Olhos de Florianópolis.