Marketing n�o � publicidade

16/07/2019 17:00:00

Por Bruno Guilherme Correia, diretor de cria��o da Size Agency

Marketing n�o � publicidade

Por Bruno Guilherme Correia
Diretor de criação da Size Agency

 


É bem normal que as pessoas tenham o costume de confundir marketing com publicidade, principalmente na sociedade que estamos vivendo, onde tudo parece fácil e igual demais.

Por acabarem não sabendo e não entendendo o que as diferem, acham que são a mesma coisa, com a mesma função, mas mesmo estando conectados, não são.

E é isso que vamos mostrar, qual a diferença entre essas duas partes que andam lado a lado em nosso dia a dia.

 

O MARKETING

O marketing é a ciência e arte de explorar, criar e agregar valor à marca, satisfazendo as necessidades impostas no mercado.

Onde acaba se tornando conhecido por ser uma estratégia geral que contém todo o processo de venda e a relação entre a empresa e o consumidor.

Sendo chamado então como estratégia pura, responsável por desenvolver todas as ações para chegar até os clientes, entendendo e os satisfazendo de forma geral e também localizada.

E para isso é necessário utilizar os 4P’s: Produto, Preço, Praça e Promoção, que desenvolve atividades com intuito de conquistar os clientes com maior facilidade, criando um diálogo dentro da própria empresa, levando até o cliente.

 

A PUBLICIDADE

A publicidade é uma técnica de comunicação em massa, onde a finalidade principal é fornecer informações sobre os produtos e/ou serviços oferecidos no comércio.

Portanto, é um grande meio de comunicação com a massa, com o propósito de leva-los a comprar.

Podemos dizer então que é a junção de grandes ideias que acabam se tornando em algo externo, com divulgações e serviços, sendo a divulgação dos produtos e serviços de determinada marca, para se tornar conhecida e desejada.

E é por isso que nela são realizadas as pesquisas de mercado, para conhecer melhor o público alvo da empresa.

Os dois estão constantemente ligados, pois dependem um do outro.

 

DUAS ÁREAS ANDANDO JUNTAS

O marketing por ser determinante na questão de promoções e a publicidade contribui diretamente com isso, por conhecer o público, a concorrência e o planejamento.

Ou seja, sem o marketing bem feito e bem elaborado, a publicidade não terá os resultados desejados, logo esse é um dos motivos para seu negócio ter sucesso, é preciso entender a real diferença entre os dois.

Então, para que sua empresa tenha um grande sucesso no mercado, e por muitas vezes supersaturados, é de grande relevância que as duas áreas andem juntas, pois caso uma das duas falhem, a outra terá prejuízo.

Por isso nós, da Size Agency, estamos aqui, para andar lado a lado com você e sua empresa.