4� Encontro Catarinense de Enfermagem discute gest�o eficiente

15/07/2019 14:00:00

Evento re�ne profissionais e estudantes da �rea para troca de experi�ncias

4� Encontro Catarinense de Enfermagem discute gest�o eficiente

Em julho, Joinville sedia o 4º Encontro Catarinense de Enfermagem, um dos maiores eventos da área da saúde em Santa Catarina com foco no segmento da enfermagem.

Promovido pelo Hospital Dona Helena (HDH), o evento será realizado no dia 26, no Centro de Convenções do Hotel Bourbon.

A expectativa de público é de cerca de 500 pessoas, entre profissionais e estudantes da área.

O objetivo principal é a promoção da reflexão sobre tendências e assuntos que estão em discussão no cenário nacional, aproximando os hospitais da região Sul do país.

O tema escolhido para 2019 foi “Qualidade em saúde baseada na eficiência e eficácia assistencial”.

Fabiana Efting Mohr, gerente de enfermagem do HDH, destaca que é imprescindível a adaptação e atualização dos profissionais de saúde nesta temática:

“Tendo em vista as mudanças no sistema de remuneração na área da saúde, as instituições estão buscando alternativas que tornem o custo de cada atendimento mais previsível e associado ao desempenho do atendimento e do tratamento. Aliado a isto, a qualidade dos serviços e produtos oferecidos em instituições de saúde é fator essencial para uma gestão eficiente”.

De acordo com a profissional, esta edição do encontro tem como meta compartilhar com o público-alvo a vasta experiência dos palestrantes convidados, “demonstrando ser possível desenvolver uma gestão de qualidade, meio a estas mudanças, prestando uma assistência eficiente e eficaz”. 

 

PROGRAMAÇÃO

O evento será aberto pela palestra de Vania Rohsig, superintendente assistencial do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), que abordará o tema “Eficiência Assistencial”.

Na mesma manhã, uma mesa de debate sobre gestão eficiente de unidades de saúde será realizada, tendo como convidados Roberto Carneiro, diretor-secretário do HDH, que explicará sobre modelos de gestão e seus impactos; Jean Rodrigues da Silva, secretário de saúde de Joinville, falando sobre eficiência na gestão de unidades de saúde; e Estela Cuchi, diretora executiva do Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria, cuja participação se volta ao tema “A saúde em foco”.

No período vespertino, Daniel Ghizoni, enfermeiro fiscal do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), da subseção de Blumenau (SC), discute sobre o direito cível e seus impactos.

Em seguida, Danilo Abreu, gerente de serviços médicos do HDH, fará uma palestra sobre assistência baseada na entrega de valor.

Ernandi Palmeira, superintendente assistencial do Hospital Santa Catarina, de Blumenau, colocará em discussão o tema “Auditoria de contas: uma ferramenta que viabiliza a sustentabilidade da gestão”.

Na sequência do evento, Suelen Serpa, enfermeira coordenadora do Centro Cirúrgico e Central de Materiais Esterilizados do HDH, explicará sobre a atuação do Comitê de Desenvolvimento de Amostras, abordando sua gestão dos recursos com foco na qualidade.

Após, será realizada uma mesa sobre gestão da qualidade, com a presença de Caio Tavares, coordenador do Comitê da Qualidade e Segurança do HDH, explanando sobre a importância das certificações para gestão da unidade de saúde; Bianca Piasecki, gerente da qualidade do Hospital Marcelino Champagnat, de Curitiba (PR), que abordará a interface da área de qualidade com a gestão da unidade de saúde; e Karina Paris, supervisora da qualidade do Hospital Santa Catarina, de Blumenau, cuja fala será direcionada para a qualidade e segurança do paciente frente aos novos modelos de gestão.

Os interessados em participar do evento podem fazer a inscrição clicando aqui