Empresas buscam diversidade para gerar inova��o

12/07/2019 09:00:00

Segundo CNI, 96% dos executivos querem inovar dentro de suas empresas

Empresas buscam diversidade para gerar inova��o

Quase toda empresa quer inovar, é o que mostra a mais recente pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), onde 96% dos entrevistados compartilharam que inovação é parte das estratégias da empresa.

A pesquisa levantou os principais desafios e fatores que impactam o desenvolvimento.

Um dos caminhos apontados por especialistas para promover uma cultura de inovação é investir em talentos.

Os executivos entrevistados acreditam que através da inovação a empresa é capaz de se manter competitiva no mercado e sustentável.

Ao todo, 31% apontaram esses fatores como os principais motivos para investir em ações para inovar.

Apesar disso a expectativa com o mercado brasileiro não é das melhores.

Apenas um em cada três dos entrevistados acredita que a indústria nacional passará por grandes mudanças nos próximos cinco anos.

Os entraves foram citados de maneira espontânea pelos entrevistados, mesmo quando a pergunta era sobre o que facilitava inovação no Brasil.

egundo a pesquisa o que mais atrapalha no momento é o custo e em seguida, burocracia.

Já os fatores que ajudam, os mais apontados pelos executivos foram ética/criatividade e mão de obra qualificada.

 

COMO NASCE A INOVAÇÃO

“Apostar na contratação e retenção de talentos é fundamental para o desenvolvimento da inovação. As melhores ideias não surgem em uma sala vazia, enquanto um executivo está olhando seus gráficos. Ela nasce em grupo, com uma intensa troca de experiências que vão escalando e criando algo novo”, comenta Bruno Rodrigues, CEO da GoGood, empresa de saúde corporativa que fomenta o engajamento de times.

 

GESTÃO 3.0

O formato de gestão que prioriza o respeito à diversidade é essencial para um ambiente favorável à inovação.

Com isso, a mudança na hierarquia da empresa, com espaços de voz a diferentes grupos e ideias, garante mais autonomia aos funcionários que se sentem motivados a criar.

“Investir num modelo de gestão 3.0 nos ajudou a colocar o profissional como protagonista da sua própria jornada na empresa”, explica Caroline Schmitz, diretora de Gestão de Pessoas na Cheesecake Labs, startup de desenvolvimento de aplicativos.

“O organograma com apenas dois níveis hierárquicos de gestão na Cheesecake Labs facilitou a comunicação. Paralelo a isso, realizamos talks, incentivamos a prática de cursos e oferecemos um canal de feedback. Tudo isso promove um ambiente mais saudável e de empoderamento. Assim, as pessoas se sentem mais livres para assumir lideranças e desenvolver os melhores produtos”, explica Caroline.

 

CULTURA DA EMPRESA IMPACTA A INOVAÇÃO

Em muitas empresas tradicionais a cultura não facilita a comunicação entre times.

Para Gabriel Leite, cofundador e CMO da Feedz, startup de Florianópolis que desenvolve uma plataforma para gestão ágil e estratégica de pessoas, a inovação surge por meio de uma boa comunicação, mas nem sempre é fácil desenvolvê-la:

“Só é possível inovar em um time em que todos, realmente, tenham liberdade para falar, interagir entre si e errar, sem medo de tomar uma bronca, ser ridicularizado ou até mesmo demitido. Respeito e confiança no trabalho do colega transmite a segurança necessária para tentar inovar”.

A tecnologia pode ser uma grande aliada para uma comunicação ágil e lúdica. Para Gabriel, as empresas precisam usar a tecnologia para inovar na comunicação primeiramente devido ao choque cultural entre as gerações:

“Claro que devemos sempre estimular a comunicação interpessoal, face to face, mas ter um canal digital disponível é sempre bom, porque talvez  a pessoa não se sinta à vontade para expressar sua insatisfação ou ponto de vista pessoalmente, mas se sente à vontade de fazer digitalmente”. A tecnologia pode auxiliar também a comunicação com os colaboradores em trabalho remoto. “Em um mundo tão frio, onde a automação de massa se faz cada vez mais presente, a simplicidade e empatia de saber se comunicar bem pode ser considerada a primeira e verdadeira inovação”.