Estudantes de SC embarcam para torneio internacional de rob�tica

11/07/2019 10:00:00

Proposta era criar alternativas que ajudassem no bem-estar de astronautas

Estudantes de SC embarcam para torneio internacional de rob�tica

Estudantes de robótica do Sesi e Senai de Brusque embarcam nesta quarta-feira, dia 10, para o torneio que a FIRST LEGO League (FLL), promovido no Estados Unidos. 

A competição reúne equipes de diversos países de 12 a 14 de julho.

As viagens espaciais são o tema desta temporada.

As equipes foram desafiadas a criar alternativas que ajudassem no bem-estar de astronautas e em pesquisas espaciais.

 

PROJETOS

O projeto criado pelos estudantes catarinenses visa suprir a deficiência de vitamina D nos astronautas, um problema comum na vida espacial.

Mesmo com a ingestão de duas doses diárias do nutriente, pesquisas espaciais mostram que astronautas voltam à Terra com cerca de 30% a menos do nível ideal.

Isso ocorre, principalmente, pela falta da exposição aos raios ultravioletas do tipo B, transmitidos pelos raios solares.

“Pensando na importância desse composto, a equipe criou a Sunshine, uma lâmpada que emite raios ultravioletas do tipo B e estimula o corpo a sintetizar a vitamina D. A lâmpada seria colocada em locais como estações de trabalho e banheiros”, explica o técnico da equipe, Claudio Lima Rhenns.

Para evitar a hipervitaminose, conforme alerta do gerente do centro de bioquímica nutricional da NASA, Scott Smith, os estudantes desenvolveram um sensor de radiofrequência e pulseiras individuais que informam o tempo de exposição do astronauta aos raios ultravioletas.

“Quando chega no tempo essencial a lâmpada desliga e não liga novamente para o mesmo astronauta naquele dia. O tempo varia entre 20 e 60 minutos, dependendo da cor da pele e idade de cada um deles”, explica Rhenns. O projeto tem acompanhamento da pesquisadora da UFSC, Neide da Silva.

Arthur Gabriel Sofiati, de 15 anos, está confiante e revela que a equipe tem a expectativa de trazer um troféu para o Brasil:

“A gente vem se preparando bastante desde março. Queremos aprender muito, conhecer novas pessoas, culturas e trazer um troféu para SC. A gente se esforçou ao máximo para corrigir alguns erros, tanto na parte de design mecânico, quando de programação, e outras falhas que observamos nos outros torneios que já participamos”.