Clique aqui para anunciar

Câmara entrega pela primeira vez comenda que homenageia pesquisadores

Câmara entrega pela primeira vez comenda que homenageia pesquisadores

A Câmara de Vereadores realizou na noite dessa terça-feira, dia 7, a primeira sessão solene de entrega da Comenda Municipal do Mérito Projetos AcadêmicosEdson Klaus Kielwagen.

Seis estudantes e pesquisadores foram homenageados por se destacarem no desenvolvimento de projetos acadêmicos nas instituições de ensino superior de Blumenau

A solenidade, realizada no Plenário da Casa, reuniu familiares e amigos dos homenageados, e foi conduzida pelo vice-presidente da Câmara, vereador Almir Vieira (PP).

A viúva de Edson Klaus Kielwagen, Susan Adam Kielwagen, e o tenente-coronel do 10º Batalhão da Polícia MilitarJefferson Schmidt, estiveram na sessão. 

O vereador Sylvio Zimmermann (PSDB) indicou a comenda para o estudante de engenharia civil Luiz Eduardo Fuchs, que junto com a equipe foi vencedor da 3ª Feira de Inovação.

Em seu pronunciamento destacou que Blumenau teve a honra de contar com o grande pesquisador Fritz Müller e disse que é um entusiasta da pesquisa.

E explicou que o projeto surgiu como uma solução para um empresário da construção civil:

“O problema desse empresário era poder retirar os pregos das obras sem danificá-los para poder reutilizá-los, e assim nasceu o extrator técnico que permite a retirada dos pregos para reuso, proporcionando sustentabilidade no canteiro de obras”.

Kathlen, co-autora do projeto, disse que a trajetória não foi fácil e que ainda estão buscando a melhor versão do projeto.

O vereador Professor Gilson (PSD) homenageou Thiago Rafael Burckhart.

Que desenvolveu um projeto na área de Direito Constitucional. 

O vereador Zeca Bombeiro (SD) entregou a comenda para Guilherme Castellani.

Guilherme, estudante de Publicidade e Propaganda, recebeu a honraria por ter desenvolvido a identidade visual, dentro da Agência Experimental República, da Furb, para o EnapaEncontro Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção, que será realizado em Blumenau no próximo ano. 

O vereador Jens Mantau (PSDB) indicou a comenda para o professor de dança da Furb, Jessé da Cruz.

Jessé é também mestrando em Educação pela Furb, na linha “Educação, Cultura e Dinâmicas Sociais”, com foco no estudo do Corpo Negro da Dança, sendo a única pesquisa no Brasil atualmente neste tema.

Tem trabalho coreográficos e de pesquisa como convidado junto a Escola de Teatro Bolshoi no Brasil.  

O vereador Ricardo Alba (PSL) entregou a comenda para Fábio Marcelo Matos, fisioterapeuta que está desenvolvendo uma tese de doutorado sobre envelhecimento sustentável. 

Fábio explicou que sua pesquisa propõe analisar de que maneira o Brasil, Santa Catarina e Blumenau se comportam diante desse processo.

O vereador Almir Vieira (PP) homenageou o professor de educação física Jaison Kirchner.

Formado pela Univali, o educador realizou sua pesquisa baseada na percepção de estilo de vida dos blumenauenses, identificando hábitos e rotina de 1.104 pessoas que foram entrevistadas por ele. 

Patrocinado