Vendas nos supermercados de SC acumulam alta de 2%

03/07/2019 07:00:00

Valor corresponde ao per�odo de janeiro a maio

Vendas nos supermercados de SC acumulam alta de 2%

As vendas do setor supermercadista de Santa Catarina registraram alta de 2,06% de janeiro a maio comparado ao mesmo período do ano passado.

Os índices foram apurados na pesquisa mensal do Termômetro de Vendas, realizada pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats).

Participaram da pesquisa empresas de todos os portes e regiões catarinenses, sendo que os dados já foram deflacionados pelo IPCA.

As empresas participantes da pesquisa têm o perfil de loja clássica de supermercado, não estando incluídos os desempenhos de lojas no formato de atacarejo.

O presidente da entidade, Paulo Cesar Lopes, lembra que este mês de maio tinha uma referência muito forte, já que em maio de 2018 aconteceu a greve dos caminhoneiros, quando na época houve uma forte demanda de compras, as famílias procuraram se estocar de produtos não perecíveis e congelados diante da incerteza da duração do movimento:

"Isso com certeza influencia os índices atuais e vai também afetar o resultado de junho, que deu uma estabilizada depois da corrida as lojas nas duas últimas semanas de maio do ano passado, quando da greve".

A expectativa para este ano, segundo ele, é otimista: 

"Nossa previsão é de registrarmos crescimento de 2%, quem sabe 3% com a aprovação da Reforma da Previdência, que dará um novo estímulo à economia e com isso melhorando as condições de empregabilidade. Mais investimentos, empregos, mais consumo. A economia voltara a reagir e teremos novas perspectivas para os próximos períodos".