Como implementar programas de sa�de corporativa

30/05/2019 06:00:00

Evento de inova��o em RH mostrou que pr�xima inova��o do setor ser� investir em sa�de corporativa

Como implementar programas de sa�de corporativa

Maior evento de inovação de RH do Brasil, o HR4Results, mostra que saúde corporativa será a inovação disruptiva que transformará o setor.

Conforme levantamento do Payroll & HR Solutions & Services Market, até 2026 as empresas americanas irão gastar até U$ 46 bilhões com a saúde dos funcionários, e no Brasil a realidade não será tão diferente.

Entender como melhorar a saúde corporativa é o futuro do RH, destaca Bruno Rodrigues, CEO da GoGood, empresa de saúde corporativa:

“Um RH que deseja entregar resultados concretos para a empresa precisa pensar com urgência na saúde corporativa. O brasileiro está cada vez mais sedentário, com problemas de hipertensão, obesidade, diabetes, isso tudo impacta também na saúde financeira das empresas. Investir em prevenção é a inovação que o RH do futuro irá seguir".

 

Construindo uma boa cultura corporativa

Um desafio de grandes empresas, que possuem mais de 200 funcionários, é construir uma boa cultura colaborativa, que seja capaz de atingir todos os envolvidos.

“Uma empresa grande conta com o desafio da heterogeneidade entre seus colaboradores e setores, às vezes, a cultura no atendimento é uma e no marketing outra. Alinhar essas expectativas e compreender a heterogeneidade e como ela afeta a empresa é papel do RH do futuro”, comenta Bruno, que compartilha abaixo três passos que irão ajudar o RH a melhorar a cultura corporativa na sua organização.

  • Passo um: conheça o seu colaborador médio: entenda qual o estilo de vida da maioria dos seus colaboradores. Eles se alimentam bem? Praticam exercícios? Possuem crises de ansiedade? Para montar uma boa estratégia de saúde você deve conhecer o perfil do seu colaborador. A partir disso, você pode desenhar estratégias como: oferecer um plano para academia, ter um dia da fruta na empresa, fazer uma trilha com a equipe, por exemplo.

  • Passo dois: há grupos de risco? identifique se há colaboradores com doenças crônicas para investir ainda mais em prevenção. “Obesos, hipertensos, diabéticos podem alcançar uma qualidade de vida muito melhor através de pequenas mudanças no estilo de vida. Ter à disposição profissionais de nutrição para avaliar refeições, ou um programa que incentive exercícios, pode ser a solução ideal para essas pessoas.

  • Passo três: envolva seu plano de saúde: a ANS já entendeu que prevenção é o caminho para a sustentabilidade da saúde corporativa. Inclusive, já criou mecanismos de valorização financeira para as operadoras que incentivam e focam em prevenção de doenças. Se aproximar da operadora mostrando iniciativas de prevenção é bom para a empresa e também para o plano de saúde.

 

A tecnologia pode ajudar

Engajar grandes times é um desafio. Para resolver esse problema, a GoGood desenvolve um aplicativo que melhora a saúde corporativa das empresas em escala, através de um sistema gamificado.

O aplicativo registra passos, possui nutricionistas que avaliam as refeições dos funcionários e incentiva uma competição saudável de times que podem reverter seus pontos na plataforma em ações sociais.