Blockchain: muito al�m das criptomoedas e sistemas financeiros

24/05/2019 10:00:00

Novo projeto da CERTI leva conhecimento sobre aplica��es do blockchain nas empresas

Blockchain: muito al�m das criptomoedas e  sistemas financeiros

Falar das aplicações práticas da tecnologia blockchain em diversos setores é a proposta do novo projeto da CERTI.

O Blockchain Explorer irá ajudar as empresas a entenderem a capacidade de adaptação dessa tecnologia disruptiva, que pode ser aplicada a segmentos como segurança alimentar, propriedade intelectual e setor elétrico, além do financeiro, pelo qual se tornou conhecida.

Referência no desenvolvimento de projetos customizados envolvendo tecnologia e inovação, a instituição aposta agora em um produto acessível a empresas ou negócios de qualquer porte.

Utilizando sua expertise em metodologia de análise para fazer tecnologia de ponta, a CERTI irá desenvolver um protótipo usando blockchain para o cliente, identificando e adequando a tecnologia às necessidades de cada um.

“A ideia é levar entendimento sobre blockchain por meio de workshops, desmistificando essa inovação e incentivando os tomadores de decisão a pensarem quais são as melhores soluções de blockchain para eles”, explica o estrategista em blockchain da CERTI, José Lacerda.

O projeto inclui dinâmicas de ideação, design thinking e análise comparativa de soluções, com o posterior desenvolvimento de um protótipo, que poderá ser contratado e desenvolvido em parceria com a CERTI, dando origem a um protótipo com demandas específicas de cada empresa.

A blockchain registra o envio e recebimento de informações, que são armazenadas em diferentes blocos criptografados, de maneira descentralizada, ou seja, sem depender de um sistema que valide tudo.

Os blocos formam uma rede, daí o nome que em tradução literal significa “cadeia de blocos”.

A tecnologia permite que duas pessoas ou empresas façam negócios e transações com transparência, sem risco de erros ou fraudes.

Na apresentação da versão demo, o cliente vai poder ver como funciona a blockchain naquela solução para aplicar no seu negócio e contratar a CERTI para desenvolver o projeto.

Um exemplo de aplicação da tecnologia de blockchain é a descentralização da troca entre produtores e consumidores de energia elétrica a partir de fontes renováveis, como energia solar.

A experiência está sendo realizada na Espanha e incentiva pessoas que possuem sistemas de energia solar em suas residências a venderem o excesso de energia para a rede de distribuição.

Utilizando blockchain, elas poderão revender o excedente para redes ainda maiores e ganhar créditos, já que a inovação pode ser usada para fazer a diferenciação entre a energia consumida na residência e a energia produzida pela mesma unidade.

Outras possibilidades são rastreabilidade e certificação de ponta a ponta para cadeias de suprimentos e segurança alimentar.