Governo Federal lan�a Programa Mobiliza Brasil em SC

23/05/2019 17:00:00

Objetivo � elencar gargalos que dificultam o crescimento econ�mico

Governo Federal lan�a Programa Mobiliza Brasil em SC

Na manhã de quinta-feira, 23 de maio, a Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competividade (Sepec) lançou em Joinville o Programa Mobilização pelo Emprego e Produtividade. O evento oreuniu empresários, políticos e entidades do estado.

O secretário especial Carlos da Costa ressaltou a importância de Santa Catarina como um estado que gera emprego e renda com dinamismo:

“Aqui confirmamos que o brasileiro é criativo e empreendedor. Queremos canalizar essas características para fazer todo o Brasil crescer”.

O programa tem por objetivo mapear os entraves que prejudicam o desenvolvimento local e apresentar soluções que melhorem a competitividade.

Santa Catarina foi o segundo estado a receber o lançamento da iniciativa, que deve estar presente em mais de 14 estados ainda neste ano.

Além disso, foi lançado o Mobiliza Brasil, um aplicativo que levantará os gargalos com base em temas e subtemas, para elencar os principais desafios das regiões.

“Vamos entusiasmar o Brasil para que o país volte a gerar emprego e renda”, destacou Carlos Melles, diretor-presidente do Sebrae, parceiro do projeto.

Mario Cezar de Aguiar, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), apontou as principais necessidades da região como a desoneração da produção e as melhorias na infraestrutura:

“Estamos ansiosos por medidas que destravem a produção. Santa Catarina é um estado empreendedor. Somos a sexta economia do país e necessitamos desses investimentos para contribuir com o crescimento do país”.

De acordo com o secretário Carlos da Costa, o governo pretende atacar cinco áreas: simplificação dos processos, qualificação do capital humano, apoio à inovação e modernização, infraestrutura e abertura para novos investimentos, tais como a abertura do mercado aéreo.

“Pedimos o engajamento das lideranças locais para que cobrem seus governos e nós também, em busca das melhorias. Assim seremos um país próspero, moderno, que gera emprego e renda”, frisou.