Palho�a recebe novo destaque por gest�o inovadora

17/05/2019 09:00:00

Prefeitura foi selecionada no 8� Redes We-Gov por utilizar solu��o 1Doc

Palho�a recebe novo destaque por gest�o inovadora

A Prefeitura de Palhoça foi uma das 13 instituições públicas de todo o país selecionadas no 8º Redes WeGov, um evento anual que estimula cases inovadores no setor público, por meio de feiras e premiações, onde as participantes enviam seu caso de comunicação ou tecnologia para apresentar.

O objetivo da iniciativa, que ocorre desde 2012, é viabilizar a transparência na gestão pública, reconhecendo agentes públicos e estudos que utilizam as redes sociais e a tecnologia, para melhorar o relacionamento e a prestação de serviços ao cidadão.

Palhoça foi selecionada por utilizar uma plataforma eletrônica chamada 1Doc, que integra o acesso às informações sobre documentos e processos internos da prefeitura em todas as secretarias, autarquias e fundações da administração pública direta e indireta.

Além disso, o programa é um canal de comunicação entre servidores e cidadãos, por meio da ouvidoria.

Na ferramenta, que também atende outros municípios, a Prefeitura de Palhoça possui o maior engajamento (92,18%) e qualidade (9,8).

O prefeito Camilo Martins descreve a plataforma como uma inovação na comunicação estratégica:

"Tornar os processos na atividade pública mais transparentes é um compromisso com a satisfação do cidadão. Além disso, é nítida a melhora na eficiência e na prática do desenvolvimento sustentável".

A secretária municipal de Administração, Cristina Schwinden Schmidt, explica que os estudos técnicos, realizados até o inicio de 2018 indicam que foi possível poupar mais de 550 mil impressões em papel, um equivalente a 83 árvores preservadas por dia, além de uma economia de quase R$ 400 mil em aproximadamente 25 mil atendimentos, desde 2015, quando o programa foi implantado:

"Em poucos cliques, mais de 1.200 servidores de 512 setores podem acessar as informações necessárias para o trabalho diário. Além disso, todas as secretarias e departamentos ficam diretamente conectados com mais de oito mil cidadãos cadastrados e podem resolver as demandas com mais agilidade".