Institui��es se unem para criar hub de Manufatura Aditiva

15/05/2019 14:00:00

Ideia do projeto � fortalecer o ecossistema de inova��o no pa�s

Institui��es se unem para criar hub de Manufatura Aditiva

Com o objetivo de concentrar empresas, ICT’s e outros atores do sistema para promover a difusão de tecnologias de Manufatura Aditiva (MA), o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), o CTI Renato Archer, Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e o Instituto Senai de Inovação em Sistemas de Manufatura e Processamento a Laser estão criando um hub de Manufatura Aditiva.

A ideia do projeto é fortalecer o ecossistema de inovação no país e incentivar a P&D da área. 

O pesquisador do IPT e um dos coordenadores do projeto, Daniel Bayerline, explica que a expectativa é que o Hub MA se torne um núcleo facilitador da adoção da MA, por meio do mapeamento de informações, treinamentos, organização de eventos e de test-drives de tecnologia, criação e manutenção de redes de contatos, entre outros. 

Para isso, desde março do ano passado, o projeto vem reunindo representantes do setor para verificar os desafios enfrentados e criar soluções que alavanquem o ramo de MA.

Exemplo disso foi o workshop realizado no dia 10 de maio, no IPT, para definir as atividades do hub, e discutir processos importantes da plataforma, tais como formas de financiamento de projetos que poderão ser realizados conjuntamente pelo hub.

O evento reuniu mais de 60 representantes de empresas, institutos de pesquisa e universidades de diversas regiões do país.

Na abertura deste evento, o diretor do CTI Renato Archer, Jorge Vicente da Silva mostrou dados que mostram o crescimento da tecnologia de MA no mundo e ressaltou a importância do setor brasileiro se organizar para que as tecnologias relacionadas à MA ganhem mais espaço e sejam mais competitivas no mercado.

Nesse mesmo sentido, o pesquisador do Instituto da Indústria, com sede em Joinville, Henrique Oliveira, acredita que o hub será uma peça-chave para promover a interação necessária para organizar os responsáveis pela produção tecnológica na área e se preparar para as mudanças que o mercado demanda.

Durante o workshop foi criado um comitê de estruturação do Hub MA com representantes de todas as áreas abrangidas pela cadeia (fornecedores, empresas usuárias de MA e ICT’s).

Este comitê irá buscar dar celeridade ao processo de formação do hub e ao início das atividades, além de buscar alternativas para o financiamento do projeto. 

Para participar as ICT’s, fornecedores de Manufatura Aditiva, usuários da tecnologia, além das agências de fomentos interessadas em participar das próximas atividades do Hub MA, devem entrar em contato com Daniel Bayerline pelo e-mail: [email protected]