Clique aqui para anunciar

Prefeitura apresenta nova ferramenta de acesso à informação

Prefeitura apresenta nova ferramenta de acesso à informação

Na última quarta-feira, dia 11, a Controladoria Geral do Município (CGM) e a Secretaria de Gestão Governamental (Segg) apresentaram a nova ferramenta e-SIC de acesso à informação.

O e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão) é a ferramenta disponibilizada pela Prefeitura de Blumenau para que qualquer cidadão possa solicitar dados, informações e documentos sobre a administração pública municipal.

O sistema foi desenvolvido em conjunto pela Diretoria de Sistema da Secretaria de Gestão Governamental (Segg) e a Controladoria-Geral (CGM).

A CGM será a responsável pela administração das demandas recebidas por meio da Diretoria de Transparência.

O novo e-SIC é a terceira versão do sistema e conta com:

  1. Novo layout.

  2. Pasta digital.

  3. Mais segurança.

  4. Foco em processos.

  5. Agiliza o retorno ao cidadão, pois possui alertas internos informando ao gerenciador do sistema que o prazo de resposta está se esgotando.

Segundo a Prefeitura, através da pasta digital será possível consultar todos os documentos relativos ao pedido, que serão assinados digitalmente e ficarão à disposição do cidadão em qualquer tempo. 

Julio Cézar de Souza Silva, diretor de sistemas e inovação, conta sobre o novo sistema:

"Este é um novo paradigma de sistema, que renova o fluxo de trabalho, usando uma plataforma baseada na automação de processos, seguindo para o caminho de um governo sem papel".

Após a apresentação, que iniciou ás 14h30, no Salão Nobre, os servidores de cada secretaria receberam treinamento para contribuir com o atendimento das demandas dos cidadãos no novo sistema.

 

 

Sobre o e-SIC:

Em 2017 foram registrados 154 pedidos de informação via e-SIC.

Neste ano, até a primeira semana de julho, foram computados 118 solicitações atendidas por meio da ferramenta.

Para o controlador-geral do município, Rodrigo Jansen, os números mostram o crescente engajamento e interesse da população com os processos da administração pública:

“Essa é mais uma ferramenta tecnológica que ajuda o município a aproximar a comunidade da gestão, por meio da transparência, exercendo a cidadania e o controle social.”

O acesso pode ser feito pelo ícone do e-SIC, localizado na página inicial do site da Prefeitura de Blumenau, do Portal Transparência ou ainda AQUI.

O cidadão precisa fazer um cadastro com informações como nome, CPF e endereço de e-mail para poder dar andamento no processo.

Patrocinado