Sistema moderniza cadastro imobili�rio de Crici�ma e recebe pr�mio estadual

09/05/2019 12:00:00

Solu��o foi desenvolvida pela I-Geo Engenharia e Sistemas em parceria com a Prefeitura de Crici�ma

Sistema moderniza cadastro imobili�rio de Crici�ma e recebe pr�mio estadual

Disponibilizado em fevereiro deste ano e desenvolvido pela empresa I-Geo Engenharia e Sistemas, em parceria com a administração municipal, através da Secretaria da Fazenda, via setor de Cadastro e Cartografia e Diretoria de Tecnologia da Informação (TI), o sistema de geoprocessamento para modernizar o cadastro imobiliário municipal resultou em prêmio estadual para Criciúma.

No último sábado, dia 4, durante o 15º 4CIO SC, realizado em Balneário Camboriú, o sistema implantado por Criciúma foi reconhecido com o prêmio ‘Case de Sucesso’.  

Conforme o diretor de TI da Prefeitura de Criciúma, Tiago Pavan, que foi convidado para apresentar a proposta aos participantes do 4CIO SC, o sistema, além de beneficiar os servidores da administração municipal com ferramentas modernas, permite a visualização e a emissão de informações cadastrais de imóveis pela internet, de forma gratuita, através da Consulta Prévia Online:

“Nós conseguimos mostrar que toda estrutura que a gente vem construindo nos últimos anos está sendo, de alguma forma, valorizada e percebida”.

Com a automação do cadastro imobiliário de Criciúma, a base de dados prefeitura pode ser atualizada pelos servidores públicos, sem a necessidade de terceirizar os trabalhos.

“Poder demonstrar que Criciúma se tornou referência em soluções tecnológicas e inovadoras para conseguir alcançar um melhor desenvolvimento socioeconômico, criando possibilidades para as pessoas e melhorando a gestão pública, é excepcional. Otimizamos recursos e processos, o que mostra que estamos no caminho certo e trabalhando em prol dos munícipes”, afirma Pavan.

O sistema também gerou economia ao Governo de Criciúma. Somente com impressões para emissão de consultas prévias, que pode ser visualizada pela internet, o setor de Cadastro e Cartografia economizou R$ 30 mil.

“A ferramenta é moderna e permite integrar os sistemas de dados imobiliários municipais, além de armazenar os dados existentes e relacionar as novas informações, tanto literais, como as características dos imóveis, quanto geométricas, como o desenho dos lotes, construções e logradouros. O reconhecimento estadual nos motiva a continuar trabalhando por propostas inovadoras”, ressalta Pavan.