Competitividade e transforma��o digital s�o desafios crescentes nas empresas, avalia especialista

08/05/2019 17:00:00

Roberto Vilela destaca principais mudan�as em quase duas d�cadas de atua��o com neg�cios de todo o Brasil

Competitividade e transforma��o digital s�o desafios crescentes nas empresas, avalia especialista

A busca por perfis técnicos dando lugar a questões comportamentais, a otimização de recursos e novas tecnologias cada vez mais presentes.

Estas são apenas algumas das mudanças que a Mega Empresarial, que completa 19 anos de trajetória nesta sexta-feira, dia 10, presenciou nas áreas de consultoria empresarial e recrutamento e seleção.

Roberto Vilela, fundador da empresa que atua com negócios em todo o Brasil, diz que nos últimos anos as mudanças na economia brasileira e a ascensão da tecnologia em diversos níveis de negócios são evidentes:

“Quando iniciamos a nossa trajetória, a maior preocupação no recrutamento, por exemplo, era a busca por perfis técnicos. Hoje, no entanto, questões comportamentais, as habilidades chamadas de soft skills, que envolvem inteligência emocional e relacionamento, estão em alta. Há uma sensível mudança também no formato de trabalho das empresas, que precisaram se adaptar a novas tecnologias, equipes reduzidas e multitarefas, maior competitividade de mercado”.

O consultor empresarial e palestrante faz uma retrospectiva dos 19 anos de atuação da Mega Empresarial e analisa cinco importantes mudanças em quase duas décadas de mercado. Confira:

1 – O profissional ganha destaque

Mais competitividade significa desafio na manutenção de mão de obra. “Conseguir bons profissionais tem se tornado cada vez mais difícil. Quem tem o perfil desejado pelas empresas é bastante disputado e a área de recrutamento precisa de apoio de quem tem expertise para garantir mão de obra qualificada no time. Em diferentes segmentos e níveis de negócios, a preocupação relacionada a uma boa contratação se tornou mais evidente”, diz.

2 – Não há como fugir da tecnologia

Roberto comenta que na consultoria empresarial uma das questões mais pontuadas é a importância de se adotar novas ferramentas de trabalho. “Parece difícil de imaginar, mas há quase 20 anos internet e telefone celular eram artigos para poucos. Hoje, no entanto, são ferramentas essenciais de trabalho, É preciso estar atento às novas opções: aplicativos de conversas, sistemas de gestão para empresas de qualquer porte, soluções de comunicação. Tudo isso, claro, precisa ser usado com bom senso e estratégia. Muitas vezes, o bom e velho contato pessoal é imprescindível. Nos últimos anos uma das principais discussões tem sido justamente encontrar esse equilíbrio entre ambas as questões”, comenta.

3 – Mudanças econômicas

Crises, novos governos, globalização. Estas e outras questões econômicas impactaram profundamente os negócios, que precisaram aprender a se adaptar rapidamente a novos cenários. Saber o momento de abrir mão de velhas atitudes e implantar novos formatos de trabalho foi decisivo para muitos negócios perdurarem.

4 – Gestão profissional

“Percebo que tem crescido a preocupação das empresas em buscar uma gestão mais profissional, incluindo negócios familiares. Os gestores entendem que é preciso contar com apoio profissional e uma visão de alguém de fora para apontar o que precisa mudar, garantindo assim a subsistência dos negócios”, destaca Roberto.

5 – Velocidade nas mudanças

“Vemos modelos de negócios surgirem e saírem de moda em poucos meses. E isso é preciso ser muito bem observado por quem quer abrir uma empresa ou permanecer competitivo. Nas palestras e consultorias que faço a preocupação em acompanhar o ritmo do mercado é evidente. Manter-se atualizado, bem informado e contar com o apoio de profissionais com expertise no seu segmento de atuação nunca foi tão necessário”, finaliza.