Pesquisadores norte-americanos conhecem pol�tica de inova��o de SC

08/05/2019 12:00:00

Al�m isso, conheceram a atua��o da Defesa Civil e da Udesc

Pesquisadores norte-americanos conhecem pol�tica de inova��o de SC

Em uma oportunidade única, de compartilhar pontos convergentes e ideias, nesta semana, professores e estudantes da Universidade do Norte da Florida puderam conhecer a política pioneira de inovação em Santa Catarina, implementada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS). O grupo retorna esta semana para o Estados Unidos. 

Guilherme dos Santos Murara, diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da SDS, apresentou a política de inovação do estado, bem como a lógica de construção dos Centros e, especialmente, os ecossistemas de empreendedorismo e inovação catarinense. 

“Esta foi mais uma oportunidade singular para a ampliação de parcerias. Eles ficaram bem interessados na política de inovação do Estado. Viram que é um modelo único aqui no Brasil e na América Latina e que, realmente, pode ser um potencial para a nossa economia e desenvolvimento do nosso Estado: a inovação como fonte para desenvolver o Estado e investir em novas políticas sociais de desenvolvimento”, destacou Guilherme

Já para Scott Peeples, que atua na área de negócios e integra a comitiva, foi importante perceber o papel do governo catarinense no estímulo à inovação:

“É perceptível a clareza, o interesse e o estímulo do Governo, não só burocrático, para que startups e aceleradoras se desenvolvam, mas, especialmente, para que as empresas consigam criar e se desenvolver, sem as preocupações burocráticas”.

Além isso, os pesquisadores conheceram a atuação da Defesa Civil e da Udesc.

Este é o terceiro grupo de acadêmicos que realiza intercâmbio com o Programa de Administração Pública da Udesc.

Durante seis meses, os estudantes participaram de uma imersão, com aulas teóricas sobre o Brasil, culminando com visitas técnicas em Santa Catarina e no Rio de Janeiro.