Logistique disponibiliza solu��es que resultam em otimiza��o e ganho de competitividade

02/05/2019 17:00:00

Evento acontece nos dias 27, 28 e 29 de agosto, em Joinville

Logistique disponibiliza solu��es que resultam em otimiza��o e ganho de competitividade

Atividade pouco conhecida do grande público, a intralogística pode ser definida como a arte de otimizar, automatizar, integrar e gerenciar o fluxo logístico de bens materiais com a corrente de informações pertencentes às paredes de um centro de distribuição, galpão logístico ou depósito.

“A intralogística tem em seu escopo todas as operações interna em uma planta, CD, armazém ou quaisquer outro ambiente que demanda movimentação e guarda de materiais”, explica o professor e coordenador do curso de Logística da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Romeu Zarske de Mello

O especialista acrescenta que faz parte dela todas as funções de recepção, controle, endereçamento, montagem de pedidos, preparação de embalagem e expedição e que é crucial se ter em mente que é preciso haver o pensamento sistêmico na execução desta logística:

“Desta forma, temos que nos preocupar com os equipamentos, tecnologia de informação e pessoas presentes neste ambiente, pois sua performance vai depender essencialmente da gestão deste sistema e pela otimização dos recursos disponíveis.” Em contraponto, complementa Zarske, há a logística externa, que diz respeito as operações realizadas em ambiente além das fronteiras das empresas. “De todas as atividades logísticas desenvolvidas para o funcionamento da cadeia de suprimentos e igualmente fundamental”.

A intralogística, sua importância na cadeia produtiva e os impactos da atividade nos resultados finais de uma empresa será um dos temas abordados durante a Feira e Congresso de Logística e Negócios Multimodal (Logistique), que acontece entre os dias 27 e 29 de agosto, no Centro de Promoções Expoville, em Joinville.

“Os sistemas de intralogística, nas suas diversas formas de aplicação, alcançam saltos na produtividade operacional, geralmente com a integração de tecnologias de processamento de informações e manuseio de materiais que melhoram os processos de atendimento e utilizam de forma assertiva os recursos de mão de obra e equipamentos. No entanto, é fundamental destacar que as soluções vão além do uso de ferramentas e tecnologias de manuseio de materiais”, diz o Diretor da Logistique, Leonardo Rinaldi. “Essa é uma das missões do evento, disponibilizar no mercado as ferramentas e soluções que resultem em otimização e consequente ganho de competitividade”, completa. 

Rinaldi destaca ainda que em empresas industriais e comerciais, a logística é um fator-chave para o sucesso dos negócios sustentáveis:

“Com isso em mente, podemos dizer que a intralogística é importante, pois alinha fluxos de materiais e informações aos princípios estabelecidos, garantindo sistematicamente que toda a cadeia de suprimentos esteja voltada para a criação de valor". 

A Logistique é organizada pela Zoom Feiras e Eventos, uma empresa com mais de 10 anos de tradição no mercado catarinense e o evento é visto pelo mercado como uma das mais importantes feiras de logística do Brasil.

É patrocinada pelas empresas armadoras Hamburg Süd e Aliança Navegação e Logística, Porto Itapoá e Volkswagen Caminhões e Ônibus

Mais informações no endereço www.logistique.com.br